Texto bem interessante que li ontem sobre aprender a programar, mas pode se estender a diversas outras habilidades como aprender a tocar um instrumento, aprender uma nova língua, etc
How learning to skateboard helped me find a way out of tutorial hellO cara explica que muitas pessoas acham que estão aprendendo a programar devorando conteúdo, tutoriais, seguindo tutoriais em blogs, assistindo cursos no Youtube ou na Udemy, e que acham que já sabem de tudo só estudando dessa forma.
Tem que estudar sim, mas em seguida tem que tentar meter a mão na massa, sujar as mãos. Keep your feet wet. Keep your hands dirty.
Viu um tutorial? Tente refazer os passos sem ver como chegar lá novamente. Se tentar e não conseguir aí vê como chega lá.
Depois disso tente fazer as coisas de formas diferentes. Tente chegar ao mesmo resultado de outra forma. Ou procure resultados diferentes (muito útil ao estudar front-end).
Depois tente resolver algum problema seu usando programação. Tente criar uma página sua, ou uma página para alguém. No momento um amigo me disse que queria muito um site de perguntas e respostas e tou tentando criar pra ele e quando (e não "se") der certo ainda levo uma graninha e muito aprendizado.
Se só ver vídeo, seguir tutorial (inclusive os que dou por aqui) não vai aprender. Eu já errei muito nesse sentido e os momentos que mais aprendi foi quando eu sujei as mãos.