Olá, pessoal! Espero que estejam bem.
Iniciante aqui e aproveitando o feriadão para colocar em dia estudos básicos de análise fundamentalista.
Reli o livro "Filosofia Bastter" e lá pelas tantas consta que a fórmula para o FCL CAPEX é Caixa Operacional - Investimentos CAPEX. Vi alguns vídeos no YouTube também e sempre citam essa fórmula assim, mas estou quebrando a cabeça pra entender por que algebricamente usamos o sinal de subtração ao invés de adição, dado que um aumento nos investimentos CAPEX é sinalizado com (-), pois sai dinheiro desta conta, e então o sinal resultante do valor, quando colocado na equação, seria positivo. Nesse caso, ao usar o sinal de subtração na fórmula, resultaria na estranha ideia de que quanto mais investimentos CAPEX a empresa realiza, maior o FCL CAPEX.
No entanto, nos quadros "simples" e "completo" aqui do site, a fórmula consta da forma como pensei: FCL CAPEX = FCO + Inv. nos intangíveis + Inv. nos imobilizados.
Algo parecido também acontece com a fórmula do FCL, em que consta Caixa Operacional - Caixa de Investimentos no livro.
Poderiam me ajudar a esclarecer isto? Sei que é meio frescura, mas gosto de entender os detalhes da coisa quando estudo.
Agradeço desde já e bom resto de feriado!