?
boa tarde, não sei como vim parar aqui mas gostaria de ter achado bem antes, estou chegando agora e talvez esteja postando na área errada (então desculpa). e sei que muitos já tão cansados de responder e dar voadoras nesse assunto de financiamento.
após ler vários tópicos sobre financiamento e boa parte do roteiro de iniciante, me senti encorajado para quitar o financiamento e chegar perto da #pas.
estou preso num financiamento desde 2015, fruto de um relacionamento anterior, e carrego sozinho até hoje a dívida. já venho anunciando a venda para repassar, mas desde a 'crise' que teve em 2016 preços de imóveis e alugueis caíram, as pessoas não tem dinheiro, e as poucas propostas que tenho são contrato de gaveta, pois ou não tem dinheiro para aprovar crédito ou o nome está sujo, então prefiro evitar a dor de cabeça.
dos 120mil iniciais (preço dele em 2014) ja gastei 90mil e ainda há o saldo de 100mil. já estou quase pagando 2 apartamentos.
este não é um imóvel que me interessa para morar (do outro lado da cidade longe do meu trabalho, da universidade e da minha família), já que os planos deram errado, então minha vontade era vender, mas ja se passaram 5 anos e já perdi as esperanças, já até ofereci para só assumirem o saldo devedor e nem assim consegui. já cogitei quebrar contrato e desistir do imóvel perdendo tudo, mas um corretor me disse que meu nome entraria numa lista negra dos bancos pra sempre.
não considero o imóvel como de valor, senão com certeza eu já teria vendido. é pequeno e 'longe' do centro. já aluguei por um ano, em 2017/2018 por 700 reais. antes dessa 'crise' conseguiam alugar por 800 900, e até 1000 os mobiliados.
nesses 5 anos trabalhando, tenho o valor em investimentos que dá para quitar, e tenho também o fgts que cobre 90% do saldo devedor.
então:
- devo tirar dinheiro do que tenho investido ou usar todo o fgts?
- se tirar o fgts, preciso me preocupar em 'repor' esse valor? tipo em algum tesouro de longo prazo, como se estivesse fazendo um fgts meu para usar lá na frente (não sei se deu pra entender ou isso seria bullshit)
- se tirar só dos investimentos, tiro mais da RF (tesouros) ou dos fundos?
mesmo quitando ainda não terei 100% de #pas, pois até conseguir vende-lo, teria que no mínimo deixar alugado (ja tive mta dor de cabeça com inquilino la) para pagar o condominio iptu etc. só não estarei mais jogando 700 reais por mes no lixo (a parcela está 1000 reais, 700 é juros), e poderei direcionar esses 1000 reais agora para investimentos
sei que esse assunto é batido e que eu deveria estudar, farei isso com calma, mas gostaria da opinião de vocês, pois vou levar um tempo até ler os materiais e ver os vídeos. e queria de aproveitar essa coragem q tive ao descobrir o bastter.com, de quitar e fazer o quanto antes.
(que venham as voadoras kkk)