Em 2016 meu pai vendeu um APTO que estava no nome dele, e no mesmo ano(2016) o dinheiro que foi recebido na venda foi repassado para minha conta corrente e meu pai assim quis que eu comprasse um imóvel na planta, o contrato ficou no meu nome.
Nas declaracões do IRPF meu pai, coloca na parte de "Bens e Direitos" do IRPF apenas que tinha vendido o imóvel antigo e tinha doado para mim ( filho) o valor afim da aquisição do imóvel na planta.
Até a declaração do IRPF de 2019 ele repetiu as mesmas informações. Ano passado o novo imóvel foi entregue e a inscrição junto à prefeitura estava no nome da construtora, já esse ano está em meu nome.
Dúvida: Até o momento não declarei nada a respeito desse imóvel em meu nome junto à receita federal( nem mesmo o dinheiro recebido à época pela venda do imóvel antigo). O ITBI ainda não foi pago nem está registrado em cartório.
Na "cabeça" do meu pai tá tudo "certo" rs, no entanto a doação a meu ver tem que ser efetivamente "paga", eu não lembro se é 5% do valor da doação.
Como sou recente na Bastter( Dez/2019), to tentando resolver esse ROLO do cacete na minha vida, resumindo, até agora o ONREVOG não "bateu" aqui em casa.
OBS: Mais um ROLO, tenho uma irmã. Meu pai está vivo, essa "doação" dele na condição de vivo, implica em algo referente a minhã irmã ? já que seria uma doação 100% para um único filho na visão dele.
Mas é um ROLO viu....