Bom dia a todos!
É a 1a vez que vou realizar minha declaração com investimento em ações.
Estou lendo os tópicos, roteiros e dúvidas, porém a assimilação de todos esses dados é mais demorada para quem nunca fez sozinho, além do medo de a RF convocar para um cafezinho.
Lancei todas aquisições no BS, algumas Notas de Corretagem foram feitas com mais de um ativo,
por si, isso já gera alguns probleminhas, mas não estou mais fazendo isso. Lancei os números com a ferramenta de cálculo para mais de um ativo por nota. Até aqui acho que não errei muito. Imprimi todas a Notas e salvei em uma pasta também.
Peguei o DEMONSTRATIVO DE RENDIMENTO ANUAL do meu trabalho, DO BANCO onde tenho conta e o INFORME DE RENDIMENTO da corretora (MIRAE), mas, até agora NÃO obtive NENHUM DOS INFORMES dos bancos escrituradores.
De posse dos documentos mencionados, já de cara, somando todos os aportes feitos em todas as ações pelas notas de corretagem e comparando com os informes da corretora Mirae, vejo uma diferença imensa! No campo "custo de aquisição", informado pela corretora, a diferença entre o investimento real e o mencionado nas Notas de Corretagem ultrapassa 10k. A partir desse frio na espinha, percebi que vou consumir o mês de março todo para fazer isso. Eu quero e preciso fazer sozinho pq já deixei declaração na mão de RODATNOCa e mesmo assim deu problema e eu ainda nem investia. Já notei valor "0" em uma ação A que comprei, e valor investido menor do que a 50% do real em ação B. Ou seja, tá tudo errado por parte da corretora. Vou entrar em contato com a ela para sanarmos isso. Mas, preciso de duas ajudas enquanto vou lendo:
1- É melhor focar apenas nos informes dos bancos escrituradores? (os quais vou tentar conseguir amanhã nas agências)
2- Quando importo os dados da declaração do ano anterior (2019), o arquivo pode ser alterado em tudo sem ter problemas junto a RF?
(A dúvida é, a versão passada está salva na RF, e nessa versão importada (com a finalidade de facilitar o preenchimento dos dados básicos) posso "pintar e bordar" como se eu tivesse começado do zero na declaração de 2020?
*Detalhe, como disse, tive que retificar a declaração de 2019, portanto devo tomar o arquivo retificado, certo?
Agradeço a colaboração de todos