Tive dúvidas se linkava este tópico nesta área ou na de Tecnologia mas é um tópico bem mais #VaiLáeFaz então ficou aqui mesmo. No miolo tem uns termos meio técnicos da área, parte é direcionada pro público mais de TI mesmo, mas a mensagem final é de vai lá e faz e pra atingir mais gente deixei aqui.
Participando de uma discussão num grupo do Telegram de programação, um membro postou um link com uma manchete de uma dessas revistas de nutícias que não vou dar Ibope diretamente, de graça, aqui mas falava algo como "a corrida pelos devs", e dev é abreviação pra desenvolvedor na área de TI. Não li a notícia (nem pude, porque é paga) mas na manchete é explicado que programador hoje escolhe onde trabalhar, muitas startups estão abrindo e comprando outras startups pra terem mais programadores em seus times, etc. Uma bonança danada, quase uma terra do leite e mel. E isso cria aberrações como startups coloridas cheias de unicórnios alados infláveis.
E no grupo que participo começou uma discussão no sentido inverso, inspirada por um vídeo excelente do Fábio Akita, que inclusive já foi postado aqui na área neste tópico aqui:
Programar não é fácil! - Tecnologia - Bastter.comBasicamente, o vídeo e a discussão falam de uma possível bolha na área de desenvolvimento. Salários astronômicos nas techs gigantescas como Google, Uber, Amazon, etc, que levam as localidades de sedes dessas empresas a se tornarem uma bolha inflacionada com alugueis caros, alimentação cara, etc.
Aqui no Brasil não falta emprego. Emprego bom são outros 500, mas emprego mesmo não falta na área.
Então nessa discussão um membro do grupo perguntou como se blindar de um possível estouro de bolha, quando os salários irão baixar, quando a oferta de emprego vai diminuir, etc. Pode estourar, pode nunca estourar, a ideia do tópico não é criar um pré-apocalipse dos devs e sim o contrário.
Eu dei uma resposta nesse grupo, a qual copio e colo aqui com algumas alterações, que acho que podem render uma discussão interessante. Muito do que falo abaixo é inspirado aqui no site.
"Como se blindar do apocalipse zumbi da TI
1. Ter múltiplas fontes de renda. Não se confiar em um salário. Cada vez mais se vê em pesquisas que os salários em média aumentam menos que a inflação geral.
Na área de TI ainda não é assim mas pode vir a ser, então tem que tentar ter múltiplas fontes de renda. Pode ser criando um canal no YouTube pra ser sua vitrine e criar uma campanha no apoia.se pra ser uma espécie de salário do canal. Pode ser escrevendo um livro, criando um app e monetizando de alguma forma, seja criativo.
2. Investir parte do salário. Mesmo que seja na poupança, na hora da tempestade aqueles que têm um colchão de segurança financeiro ficam muito mais tranquilos do que aqueles que gastam tudo que recebem.
Aprender a ser sONcio (falando de filosofia buy and hold e não de trade) de empresas listadas na bolsa pode ajudar também.
3. Fazer você mesmo sua carreira e não sua carreira na empresa. Essa história de fazer carreira em empresa é do tempo dos nossos pais. Pensar assim hoje em dia é perigoso. Claro que pode ficar anos e anos em uma empresa, claro que tem que entregar valor, o que falo aqui não é excludente, mas o foco tem que ser "como eu melhoro como desenvolvedor e como profissional?" em vez de "como eu faço pra subir de nível na minha empresa?"
4. Estar na área pelos motivos certos. Como já falaram acima, estar na área só pra ser code monkey e pensando na grana, esses vão ser os primeiros a chorar na crise. Quem gosta mt de programar, gosta mt do que faz, pode até sofrer um baque financeiro mas vai passar pela crise de forma mais suave do que quem tá com foco só na grana. Grana tem que ser consequência e não a causa.
5. Aprender fundamentos. Aprender linguagens, frameworks, é legal e dá dinheiro mas aprender o porquê daquela linha de código fazer aquilo ou o porquê da linguagem ser assim ou assado pode ser o diferencial entre quem vai ficar pelo caminho e quem vai seguir em frente.
6. Esses últimos pontos só me fazem ter certeza que os primeiros que vão sofrer são esses cursos que prometem emprego em 6 meses. Eu já estudo há mais de 2 anos e só agora começou a pintar uma graninha como segunda fonte de renda e não entendo como vendem essa ideia do pote de ouro em 6 meses pra quem nunca programou.
"
Claro, tem pontos acima que são extremamente direcionados pra quem tem programação como a fonte principal de renda, mas acho que deu pra pegar a mensagem principal, que é mudar o foco de uma possível crise que ninguém sabe se vem ou quando vem pra focar em desenvolvimento pessoal, foco na jornada e não no resultado, que é o que é tanto falado aqui. Então acho que o tópico cabe tanto pra esse cenário pré-apocalíptico em TI como pra um cenário pré-apocalíptico geral, de queda na bolsa, de pandemia de coronavírus, etc.
Muita gente gostou da mensagem lá no grupo do Telegram então de certa forma tou implementando parte da filosofia do site em outros lugares