Gostaria de saber se alguém pode me ajudar no meu caso.
Bom vamos, lá.
Eu moro no Japão a quase dez anos, encontrei a bastter a uns 4 e sou blue a uns 3, foi mais ou menos quando comecei a estudar sobre investimentos. Depois de formar minha reserva de emergência aqui, comprei minha primeira ação em 2017, apenas por estudo, um aporte baixo, pra entender de homebroker e como funciona tudo nesse meio. Nesse ano também comprei alguns títulos de renda fixa, pelo mesmo motivo.
Em 2019, comecei a fazer aportes mensais a partir de julho, até ai tudo ótimo, vinha formando minha carteira e tudo corria bem, empresas cachorrinho verde e sempre pensando no longão. Ai que vem o problema. Minha ideia era ter uma carteira na bolsa do Brasil e depois de aprender bem como funciona no meu país, pensava em fazer algo por aqui como diversificação. Descobri que como moro fora do país, não posso investir por meios legais no Brasil. Apesar de ter conta em banco e nas corretoras, com cpf válido. Acontece que eu descobri que só posso fazer a declaração se for residente no Brasil. Como tenho ações, de qualquer maneira preciso declarar, e penso em fazer a declaração online como se ainda estivesse morando no Brasil.
Mas ai que vem a minha dúvida, qual a melhor maneira de agir nesse caso, quero pagar os impostos tudo certo, mas corro o risco de ocorrer bitributação, pelo fato de já pagar imposto sobre minha renda aqui.
Outro ponto é que eu falo japonês mas eu leio e escrevo japonês bem pouco ainda, e acho que seria difícil fazer análise de empresas da bolsa nikkei. Dei uma olhada por cima e o mercado japonês anda de lado, a maioria das grandes empresas não tem um curva de lucros consistentes no longo prazo. E também não existe renda fixa aqui. Mas como disse posso ter analisado de forma errônea. Então eu fico numa situação complicada.
O que vocês me sugerem?
Eu gostaria muito de manter a bolsa brasileira, mas gostaria de fazer tudo dentro da lei.
Alguém já passou por essa situação ou vive fora como fazem?
Desde já agradeço.