Olá pessoal, resolvi escrever esse relato como forma de expressar a minha alegria ao ter conseguido ficar mais de 4 dias inteiros sem açúcar processado (que não seja os naturais de frutas).
Uma das coisas que me ajudou, além é claro da força de vontade foi um livro que decidi ler chamado O Poder do Hábito, que indico inclusive. Mais a frente explico que parte desse livro que me ajudou nessa tarefa.
Domingo passado 1/3 as 21h eu ingeri açúcar proveniente do leite condensado de um açaí que tinha comprado e decidi ficar o máximo de tempo possível sem ingerir açúcar processado, meu "recorde anterior" eram 4 dias inteiros, pífio eu sei mas pra mim é um começo.
De todos os vícios maléficos a saúde que tenho, que não são tantos, com certeza o pior é o do açúcar, e o mais forte de largar também, sou do tipo que quando fico sem ingerir estes açúcares a cabeça começa a doer pedindo mais, pelo menos era assim no passado, curiosamente essa semana não fiquei assim.
Resumindo, fiquei do Domingo passado as 21h até ontem as 17h e pouco sem ingerir açúcar! Deu aproximadamente 140h, ou quase 6 dias inteiros.
Voltando a história do livro, ele exemplifica que todos nós temos em nosso cérebro um negócio chamado "O loop do hábito", que vários cientistas após vários estudos com várias pessoas descobriram que funciona mais ou menos assim, todo hábito tem 3 etapas, vou usar o açúcar como exemplo:
1- A deixa (o gatilho que te faz querer ingerir açúcar, no meu caso é sempre depois de uma refeição como almoço ou janta. Na janta que sempre complica pra mim, por estar em casa sei lá)
2- A rotina (o comer açúcar em si)
3- A recompensa (o prazer em ingerir açúcar que ativa aquele neurônio do prazer que esqueci o nome mas vocês sabem qual é)
Pra mudar um hábito o livro diz que não devemos tentar "matar" os hábitos ruins e adicionar hábitos bons, ao invés disso devemos alterar o hábito ruim para um hábito bom, mexendo no item 2 do loop, mantendo assim a deixa e a recompensa e só alterando a rotina.
Fiz o teste e deu muito certo! Geralmente nos primeiros 2 dias consigo ficar tranquilo sem açúcar, no 3º dia em diante o bicho pega, e foi justamente o que aconteceu. Após jantar na quarta-feira na hora veio a deixa, o que fiz foi trocar a rotina pra comer fruta, e tive a mesma recompensa.
Repeti a mesma coisa na quinta e sexta-feira. Ontem vacilei e ingeri leite condensado de um suco de milho que pedi, mas estou feliz e tenho certeza que consigo aumentar cada vez mais esse tempo sem açúcar até chegar no ponto de não sentir mais a vontade.
O próximo passo será incluir o hábito dos exercícios físicos, sei que vou conseguir.
Tive um certo medo de que, ao voltar eu pudesse exagerar como antes mas não, ontem e hoje ingeri menos açúcar do que antes, e não fiquei "na fissura" por mais, como costumava ficar.
Outra coisa, emagreci 1.3kg nesses 6 dias, é pouco mas é mais um fator motivador pra mim.
É isso, espero ter ajudado alguém que esteja passando pelo mesmo problema.