Colegas, venho aqui relatar algo que me aconteceu nos últimos meses.
- Tive meu cartão de crédito clonado
- Cancelaram a minha conta de celular
- Emitiram um cartão de crédito da Magazine Luíza em meu nome em Fortaleza (nunca pisei no Ceará)
- Abriram uma assinatura da NET em meu nome no Rio de Janeiro (Moro em Goiânia)
O pior de tudo é que, pelo que consegui rastrear até agora, foram golpes distintos. Nenhum desses foi dado pela mesma pessoa...
Conversando com alguns colegas do trabalho, 70% já tiveram cartão clonado, e mais da metade já passou por esse problema de assinatura de NET/CLARO/TIM falsas em seus nomes. Um colega teve o nome utilizado pra compra de um carro zero quilometro em uma concessionária da FIAT.
Não cheguei a ter prejuízo financeiro, nem mesmo meu nome foi negativado, em todos esses casos as empresas me ligaram, eu falei que não reconhecia os débitos e a situação foi "resolvida", o que demonstra que as próprias empresas sabem que tá tendo muito golpe...
Antes que me chamem de descuidado, acreditem em mim, eu tomo todos os cuidados necessário em compras online, e outras operações. A única coisa que eu descobri, falando com um policial no dia em que fui fazer um BO, é que devemos tampar aqueles 3 digitos verificadores atrás do cartão com uma fita isolante, isso ajuda muito. E detalhe, o policial falou que já teve o cartão clonado também.
Enfim, isso é meio que um desabafo, mas vocês também já tiveram esse tipo de problema? Alguém da área de segurança da informação sabe que PORRA está acontecendo? Parece que essa situação está fora de controle , sem falar que atrapalha muito a #PAS...