Não vi ninguém comentando a importância do BS nesses momentos.
Se você: 1) definiu um plano; 2) colocou ele no BS; e 3) seguiu ele
Provavelmente vinha aportando em Renda Fixa (como eu) há mais de ano porque simplesmente não tinha como ser diferente naquela alta;
Mas aí o que o serumano faz? Altera o percentual de RV na alta pra comprar; "rouba" o BS pra comprar; compra numa queda pontual (como aconteceu com a IRB pelo que li no site), fica arrumando todo tipo de desculpas pra comprar no topo.
Semanas depois, sem que ABSOLUTAMENTE NADA tenha mudado nos fundamentos da empresa, temos uma queda brusca e tá todo mundo com medinho de comprar ações. Querem esperar "normalizar" (o que significa voltar a subir, ou comprar na alta).
É claro que preço de compra não é a coisa mais importante, especialmente se você resistir à tentação de vender. Mas acontece é que o BS coloca as chances ao seu favor. Se daqui a até o fim do ano a bolsa continuar caindo até os 50k, não importa, é a hora de aportar. Não to falando de colocar a herança, dar all in ou vender renda fixa, é o aporte do mês (que quanto mais tempo de investimento você tem, menos relevância tem). E você vai fazer isso exatamente pra quando voltar pra 100k, 150k você aportar (advinha!!!! ) em Renda Fixa.
Eu sei que não é fácil, mas me choca o fato de ver todo mundo se esforçando muito pra comprar na alta, sem conseguir executar o seu plano na baixa e, no fundo no fundo, desesperado pra vender.
Não adianta, uma mentalidade forte com relação a isso não vem rápido. Requer muita honestidade consigo mesmo, um plano que te deixe confortável e que seja viável seguir e tempo. Tempo pra estudar, absorver, internalizar e praticar diariamente.
To há cerca de 5 anos aqui e cada dia é menos difícil. Todo mundo sente, mas cada vez a emoção participa menos das decisões.
E ter uma vida de significado ajuda muito. Hoje se eu perdesse tudo (financeiramente falando) seria doloroso, mas na verdade eu não teria perdido nada do que realmente me importa. É difícil explicar, mas se você tem paz, saúde e alguém ao seu lado que valha a pena viver (essa parte é opcional), todo o resto tem importância relativizada.
Se você é novo aqui e tá sofrendo de verdade, reconsidere seus percentuais, sua exposição. Mas por favor, não vá reconsiderar novamente quanto a bolsa tiver subindo novamente. Stick to the plan :)