Colocando a religião à parte, minha intenção não é entrar nesse mérito.
Estava lendo o livro de Eclesiastes que faz parte da conjuntura "Livros poéticos e da sabedoria" da biblia cristã e da cultura hebraica e cheguei nessa parte:
"Empregue o seu dinheiro em bons negócios e com o tempo você terá o seu lucro. Aplique-o em vários lugares e em negócios diferentes porque você não sabe que crise poderá acontecer no mundo"
O que me espantou é que esse livro foi escrito no período entre 450 e 180 A.C (wikipédia), mais ou menos 1500 anos atrás e o assunto é totalmente atual.
Ele nos instrui em saber colocar nosso dinheiro em negócios de valor para conseguirmos ter lucro com isso e o mais importante, diversificação. Imagino que naquela época o quanto a economia e o mercado financeiro (se é que existia) era arcaico e mesmo assim, eles pensavam na diversificação como uma maneira de proteção e dá ênfase "pq voce nao sabe que crise poderá acontecer no mundo." 1500 anos atrás já sabiam que ninguém é capaz de prever ORUTUF e hoje ainda insistimos em querer adivinhar..
Percebi que existem 2 tipos de ensinos que possamos aplicar em nossa vida:
Os métodos e os Fundamentos.
Métodos são maneiras desenvolvidas que podem funcionar para uma determinada pessoa, porém para outra não. Ou também podem ser usada para algo especifico, em uma época especifica. Hoje pode dar certo, porém amanha pode não dar mais.
Fundamento é algo que se você não fizer não vai dar certo, o único caminho é o fundamento, ele tem poder de realmente ser o "fundamento" onde construímos encima para que nossa casa seja forte e aguente as intempéries. Ele serve para todos e possui poder de traspassar os tempos, o mundo muda, as pessoas mudam, mas os fundamentos não.
E isso é algo que vejo aqui na comunidade, o valor que a Bastter.com possui vem de seus fundamentos, não é só mais um site de HCAOC por exemplo, que ensinam métodos ou algo do tipo, mas sempre que uma nova área surge aqui, a busca é pelos fundamentos e não pelos métodos.
Quem diria que um conselho de 1500 anos atrás serviria tanto para nós nessa época, se muitos tivessem seguido esse conselho de Eclesiastes e da filosofia não teriam perdido tanto dinheiro por esses dias.. na verdade nem estaria se incomodando pq estaria em valor e diversificado.
Bom, é só uma reflexão que gostaria de compartilhar.