Pessoal, dei uma olhada no material do site, fiz pesquisas por "Imposto de Renda" e algumas variações, olhei as FAQ, e não fui capaz de encontrar a resposta para a minha dúvida. Não sei se o tema já foi tratado indiretamente em outro tópico...
Ultimamente tenho buscado algumas opções de financiamento para um projeto em minha pequena empresa, e fora o Contrato Social, comprovante de endereço, balancete, DRE, RG, CPF, certidão de casamento e o di*bo a quatro, invariavelmente solicitam a minha declaração de renda (e com o recibo!).
Moro em uma cidade pequena e me considero uma pessoa reservada, que prefere andar pela sombra, e por isso sempre me incomodo com essa solicitação.
Em minha visão, isso é algo muito pessoal, até íntimo, que deveria ser solicitado só em último caso, e com toda a cerimônia, especialmente considerando as questões de segurança, já que isso pode passar por muitas mãos e olhos.
Entendo que possa haver por parte dos bancos uma preocupação em não abrigar algum eventual criminoso lavador de dinheiro, por exemplo, mas, pergunto:
1) Solicitar a declaração de renda para fins de abertura de contas e obtenção de financiamentos é algo amparado legalmente?
2) Estou sendo muito melindroso com essa prática, que parece ser normal e corriqueira?
Obrigado.