Aviso
Pelos comentários do tópico anterior, resolvi começar a postar aqui o material que estou desenvolvendo para minhas aulas de Linux Básico. Não garanto a periodicidade, mas meu objetivo é postar, mais ou menos um tópico por dia. Irei começar com o histórico dos sistemas unix-like e os motivos que levaram ao sucesso do Linux. Depois, um resumo bem pequeno sobre virtualização e como podemos instalar uma distribuição Linux em qualquer computador utilizando o Virtualbox. Após o processo de instalação, comentarei os principais comandos e aplicativos do sistema operacional e as diferenças entre ao principais distribuições existentes. Por fim, se alguém achar interessante, posso comentar um pouco sobre as certificações LPIC e CompTIA Linux+.
Como seria óbvio, qualquer comentário, sugestão, reclamação, etc. É super bem-vindo :).
Sistema Unix
Linux é um sistema operacional Unix-like, que assim como diversos outros, entre eles o Darwin, presente no macOS, e o BSD, foram inspirados pelo sistema Unix criado pela Bell Labs nos anos 60-70. Uma curiosidade é que entre os criadores do Unix estão os responsáveis pela linguagem de programação C, Dennis Ritchie e Ken Thompson.
Este sistema operacional, desenvolvido inicialmente para os mainframes DEC, empresa que depois seria adquirida pela HP, era uma versão simplificada de um outro projeto de sistema operacional desenvolvido pela Bell Labs, chamado Multics (Multiplexed Information and Computing Service). O próprio nome Unix surgiu como uma brincadeira em relação ao Multics, sendo que a principal diferença entre os dois era que o Unix em primeiro momento era monotarefa, enquanto o Multics foi desenvolvido, primariamente, para permitir múltiplos usuários simultâneos nos mainframes.
Em sua quarta versão, lançada em 1973, o Unix foi completamente reescrito na Linguagem C, sendo o primeiro sistema a ser implementado em uma linguagem de alto nível. Essa mesma versão também foi a primeira divulgada ao mundo, através da importante revista Communications of the ACM, na edição de julho de 1974.
Por problemas com a lei antitruste americana, a Bell Labs não pode registrar o sistema operacional e começou a disponibilizá-lo gratuitamente para as universidades, enquanto a próximas versões foram licenciadas pela AT&T, com o nome em maiúsculo UNIX. Até 1979 versões baseadas nessa implementação continuaram a ser desenvolvidas, sendo a última a versão 7.
Unix foi um dos primeiros sistemas operacionais a ser portado para múltiplas arquiteturas, sendo que em sua 7a versão funcionava nas arquiteturas PDP e VAX da DEC, em conjunto dos mainframes 8/32 da Interdata. Além disso, diversos dos comandos e aplicativos ainda hoje utilizados foram desenvolvidos nestas primeiras versões do Unix, entre eles o Bourne shell (sh) e a cron, responsável pelo agendamento de tarefas no sistema.
Como curiosidade para as pessoas que seguiram carreira acadêmica na computação, ou possuem interesse nisso, a comunidade USENIX, responsável hoje por diversas conferências na área, incluindo as excelentes OSDI, NSDI e Security Symposium, surgiu em 1975 como um grupo informal de suporte aos usuários do sistema Unix, tendo originalmente o nome Unix Users Group. Após uma briga judicial com a AT&T, que proibiu a utilização do termo Unix, em 1977 o grupo alterou seu nome para USENIX.
Bibliografia
Ritchie, Dennis. 1979. The evolution of the unix time-sharing system, LDPM.
https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F3-540-09745-7_2.pdfDennis M. Ritchie and Ken Thompson. 1974. The UNIX time-sharing system. Communications of the ACM 7/1974.
https://dl.acm.org/doi/10.1145/361011.361061Byte Magazine 08/1983
Byte Magazine Volume 08 Number 08 - The C LanguageByte Magazine 10/1983
Byte Magazine Volume 08 Number 10 - UNIX