Antes de continuar:
- Não espere nada do ONREVOG/inss, pague o mínimo dentro da lei
- Se você é rico e gosta de pagar INSS de graça
- não faz trade de organização x tempo, pode parar de ler.
Nesses dias em casa, pensando sobre grana e tal, sou CLT e pago INSS há uns 25 anos, vou continuar CLT ainda por um bom tempo, então o INSS continuará sendo descontado e não posso fazer nada.
Então já que um dia irei querer minha fatia da pirâmide do INSS, fui entender melhor sobre essa aposentadoria e seus requerimentos.
Vi que tem o portal do Meu INSS, onde você pode ver um extrato CNIS de todas as contribuições que o ONREVOG tirou de você.
Já li que em diversos casos, onde não prestamos atenção, tem empresas que recolhem o INSS, mas não pagam o INSS, ou pagam em outras datas, ou pagam em acertos trabalhistas.
E aí quando você quer aposentar pelo INSS e ir para Portugal com esse dinheiro, descobre que tem um monte de problemas e vai demorar para arrumar.
No meu caso verifiquei alguns problemas.
- Uma empresa já falida de 1993 recolheu INSS durante 7 meses mas não pagou o INSS.
- Algumas empresas sem "Data Fim" de relacionamento de trabalho.
- Algumas contribuições de 2007, 2009 com indicação de pendentes de acerto trabalhista.
- Contribuições deduzidas mas não contabilizadas.
- Diferença do valor anual "Informe de rendimentos" com o que foi deduzido nos holerites.
Então, ainda tenho um tempinho para arrumar (o que for possível) essas pendências e aí então espero estar tudo certinho para poder requerer a aposentadoria.
Com isso, caso vocês se encaixem nesse perfil, peguem seu extrato CNIS, vejam se está tudo certo, organizem seus hollerittes antigos, documentos, tudo que teve contribuição para o INSS.
No meu caso, além de arrumar tudo, digitalizei e organizei. Depois vou peregrinar em uma agência do INSS para acertar alguns pontos.
Não deixe o INSS sair pegando seu dinheiro de graça, pegue de volta depois.