Estou lendo Anna Kariênina de Liev Tolstói, e de tantas passagens significantes, uma agora me chamou atenção e resolvi compartilhar com o pessoal da comunidade.
Trata-se dos primeiros dias de casados dos personagens Liévin e Kitty, e lembrei muito das várias postagens que vi aqui na Bastter, relacionados a problemas no casamento. Transcrevo abaixo:
"Ofendeu-se, no primeiro instante, mas no mesmo segundo sentiu que não podia ofender-se por causa de Kitty, pois ela era ele mesmo. Experimentou no primeiro instante uma sensação parecida com a de um homem que de repente recebe uma pancada pelas costas, volta-se com raiva e com desejo de vingança, para enfrentar o culpado, mas verifica que ele próprio se machucou por descuido, que não há contra quem ter raiva e que é preciso suportar a dor e amenizá-la."
Comentando o texto:
Liévin se atrasara meia hora para chegar em casa pelo simples fato de ter se perdido; durante o caminho, pensava no quanto estava feliz pelo casamento. Ao chegar em casa, exalando amor pela esposa e com expectativa recíproca por parte dela, é recebido de forma soturna e raivosa.
A primeira reação de qualquer pessoa na situação do Liévin é indignar-se e tentar repelir a dor, culpando o cônjuge por tamanha injustiça (afinal, o atraso foi de apenas meia hora, por motivo insignificante, e o pensamento estava só na pessoa), porém, agir dessa forma só aumentaria a tensão do casal e o problema se aprofundaria. Liévin, prudentemente percebeu isso e, conforme o Bastter também já disse, no casamento não existe mais o indivíduo, ou seja, você não sabe mais onde a pessoa começa e você termina, ambos agora são um. Assim, a raiva e o desejo de vingança que ele sentira no primeiro instante, AFETARIA ELE MESMO, aumentando o desgosto de toda a situação; a melhor solução foi antes tentar apaziguar ou suportar a dor da injustiça. No decorrer da história, a Kitty reconhece também sua culpa e o casal volta fazes as pazes.
Creio que isso ilustra muito bem como devemos tentar agir nas inúmeras ocasiões de tensão entre nossos cônjuges no casamento (e vai haver muitas, com certeza). Sei que é difícil ceder quando achamos que "temos razão", quando nos sentimos injustiçados, mas acho que é o caminho correto para um relacionamento. Vou tentar sempre me lembrar disso com minha esposa; espero também que ajude outras pessoas aqui do site.