Ortega Y Gasset escreveu "Yo soy yo y mi circunstancia" - eu sou eu e minha circunstância. Sim, circunstância e decisão são os dois elementos radicais de que se compõe a nossa vida, explicou o filósofo. Não somos as dificuldades do nosso tempo, nem as facilidades; somos o que fazemos com elas. O caráter é, portanto, o resultado de ações e reações, das nossas respostas ao movimento do mundo. A nossa circunstância hoje, é de quarentena. E a nossa decisão? O que fazer diante desse encarceramento? É preciso decidir, com a ressalva de que não decidir é também uma decisão.
Não decidir significaria nada fazer, esperar tudo passar, sabe-se lá quando seria esse momento. Significaria continuar queimando os recursos indefinidamente, como um filho pródigo que recebe herança e, desconhecendo o custo da riqueza, põe tudo a perder. Em circunstâncias normais, não parece caminho sensato.
Há também quem decida reclamar, espernear, fazer-se de vítima. É uma decisão similar à anterior, porque também é omissão: culpar todos os outros por seus próprios fracassos não muda a realidade; a situação é agravada pela incapacidade de perceber, como dizem, que a porta só se abre por dentro. Talvez essa decisão seja ainda pior, porque, na anterior, pelo menos havia recursos para queimar. Novamente, em circunstâncias normais, não parece o caminho adequado.
A terceira via seria decidir por continuar produzindo; seria acordar para a observação que iniciou o texto: o que há de especial na nossa atual circunstância? O que há para aprender? Qual é, antes da desvantagem, a vantagem? Como posso aprender e sair daqui ainda melhor? Esse caminho pode significar apenas relembrar.
Relembrar que a circunstância de crise exige como a circunstância de normalidade: ainda precisamos, dia após dia, darmos o nosso melhor. A diferença é que a circunstância atual está enriquecida de urgência e fragilidade - verdadeiros temperos da criatividade.
Portanto, se hoje perguntarmos para nós mesmos "Quem sou eu?", parece um bom caminho responder: "Entre tantas coisas, sou alguém que continua produzindo, porque seja lá qual for a circunstância, continuar fazendo o certo é somente uma questão de adaptação". A crise nos mostra que ela só precisa ser reabsorvida e transformada por uma decisão, ainda mais vigorosa, de continuar criando.