Boa noite,
Tenha uma dúvida sobre a Declaração do Imposto Renda, irei explicar todo o contexto antes. Pois bem, no ano de 2019 eu trabalhei em um banco durante o ano todo, desde janeiro no ano de 2019 eu já estava no teto do IRPF recebendo o desconto de 27,5%, eu recebi dois aumentos salariais (além do reajuste salarial) em períodos diferentes, PLR e também Prêmio de Performance pelo ano de 2018. Ao declarar os valores na Aba: Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular conforme veio no meu Informe, o programa demonstrou que eu devo pagar mais imposto sobre o meu ganho do ano anterior como assalariado (tanto em Deduções Legais como na Simplificada), todo ano eu declaro na Simplificada pois não tenho dependentes e custos que façam sentido para o outro modo.
Conversei com alguns amigos que trabalham lá também, os quais receberam os mesmos prêmios que eu e que também tinham um salário maior que o meu, todos eles irão restituir à mais.
Achei muito estranho isso, tentei procurar ajuda no RH, talvez por ser ex-funcionário se lixaram para mim, na segunda tentativa de contato abriram um chamado para a unidade de folha de pagamento, que respondeu dizendo que os valores estavam todos certo, mas não me enviaram os demonstrativos que pedi e nem o racional por trás.
Então decidi buscar os demonstrativos de salário por mim próprio (não consegui obter os dos prêmios no sistema do banco), fiz toda a somatória do quanto paguei de IR retido na fonte, e somando apenas os salários, esse número fica bem abaixo do valor pago de IR demonstrado no informe, mas somando-se esse último com o IR pago pelos 1/3 das minhas férias, esse valor excede o que está no Informe, inclusive eu estaria restituindo nesse caso (fiz a simulação no programa da receita). Essa diferença entre pagar e receber chega a ser de 1 mês inteiro de contas minhas praticamente, por isso estou me dando todo esse trabalho de fazer as contas.
A minha dúvida é, se eu devo considerar esse valor das férias para a somatória do campo: Imposto Retido na Fonte?
E se caso alguém souber, quais desses outros valores que eu citei acima eu devo considerar para o campo: Rendimentos recebidos de pessoa jurídica?