Caros amigos, leio mais do que escrevo aqui no fórum e admiro a qualidade das contribuições. Hoje vim pedir uma ajuda.
Antes de mais nada:
- Eu já revisei os tópicos parecidos aqui pra não ser redundante e cheguei à coclusão de que os tópicos anteriores não atendem ao que preciso.
- Vou tentar ser bem específico pra ajudar vocês a me ajudarem. Tou precisando :-)
CONTEXTO ATUAL:
* Moro numa capital do Nordeste e recentemente passei num processo seletivo para um cargo gerencial numa multinacional de tecnologia em São Paulo, na Vila Olímpia (Próximo ao Shopping JK Iguatemi). Seguindo a filosofia baster, eu venho investindo em mim mesmo pra isso há um tempo.
* A oferta inclui um pacote de bom salário, bonus e ações da empresa que vão além do que eu esperava.
* Vou com minha esposa e filho de menos de 1 ano e meio.
PROBLEMA:
Pergunta de 1 milhão: Como eu equilibro esses 4 pontos abaixo com um custo fixo mensal de 12 mil reais?
1) Dado que preciso escolher escola infantil com bom serviço e com mensalidade que não seja exorbitante.
* Em torno de 2 mil reais. Se houver boa opção por preço menor, melhor.
* As primeiras opções de escolas da Vila Olimpia que achei têm mensalidades de quase 4 mil reais (período não integral). Fica pesado.
* Onde moro hoje, uma escola infantil (de classe média pra média alta) custa 1300 reais para um período estendido.
2) Dado que preciso escolher moradia com apartamento de pelo menos 70m2 (2 quartos + um espaço mínimo pra estudo, podendo ser uma dependência).
* Estive pesquisando imóveis com aluguéis (incluso condomínio) de até 3,5 a 4 mil reais
* Seria importante não ter um tempo alto de comutação pra região do JK Iguatemi. Se desse pra ir a pé (até 1.5 km, melhor)
* Considerei inicialmente Vila Olímpia, Moema e Vila Mariana (não restritos a esses).
* Jardim Butantã tá na lista inicial também.
* Não tenho contexto, conhecimento ou outra forma de escolher a não ser por leituras vagas na internet.
* Não achei um blog, site, canal de vídeo com bons detalhes.
3) Dado que minha esposa está fazendo uma segunda graduação (Arquitetura) e ela pretende continuar em São Paulo.
* Possivelmente na Morumbi Anhembi.
* Também considero Belas Artes ou outra.
4) Dado que pretendo não ter altos tempos de comutação pra equilibrar a dedicação que vou ter que prestar no novo cargo na nova empresa com a dedicaçâo à família.
* Pretendo flexibilizar o gasto para atender a este critério.
Pergunta de 1 milhão: Como eu equilibro esses 4 pontos acima com um custo fixo mensal de 12 mil reais?
Eu sei que posso estar querendo achar um ponto ótimo bem difícil dadas todas as restrições colocadas. Deixei de fora da descrição os gastos pessoais e da casa. Estou aberto a qualquer tipo de sugestão de residentes da região ou não.