Um trecho extraído do livro "Iludidos pelo Acaso" do Taleb, que me lembrou bastante vários pontos importantes da filosofia bastter, principalmente no tocante às incertezas relacionadas ao ORUTUF e à importância de ter reservas.:
“Creso, rei da Lídia, foi considerado o homem mais rico de sua época. Até hoje, as línguas neolatinas usam a expressão “rico como Creso”, para descrever alguém com grande fortuna. Dizem que ele recebeu a visita de Sólon, legislador grego, conhecido por usa dignidade, reserva, moral ilibada, humildade, frugalidade, sabedoria, inteligência e coragem.
Solón não pareceu ficar nem um pouco surpreso diante da riqueza e do esplendor que cercavam seu anfitrião nem aparentou a menor admiração por ele. Creso ficou tão aborrecido pela indiferença de seu ilustre visitante que tentou extrair dele algum reconhecimento. Perguntou a Sólon se já havia conhecido homem mais feliz que ele. Sólon citou um homem que levou uma vida nobre e morreu em batalha. Estimulado a falar mais sobre o assunto, deu exemplos semelhantes de vidas heroicas que haviam se extinguido, até que Creso, irado, perguntou-lhe à queima-roupa, se ele próprio não deveria ser considerado o mais feliz de todo os homens.
Respondeu Sólon: “A observação das inúmeras infelicidades que acompanham todas as situações nos proíbe de nos vangloriar de nossa atual felicidade ou de admirar a felicidade de um homem, porque pode no decorrer do tempo sofrer mudança, uma que o ORUTUF incerto ainda não chegou, com toda a variedade que pode trazer; e apenas aquele a quem a divindade já garantiu permanente felicidade até o final podemos considerar feliz. (...)
Após perder uma batalha para o formidável rei persa Ciro, ele estaa a ponto de ser queimado vivo (quando exclamou (algo como): "Solón, você tinha razão". Ciro perguntou a natureza da invocação inusitada, e Creso falou do alerta do outro. Aquilo impressionou tanto Ciro que ele decidiu poupar a vida de Creso enquanto refletia sobre as possibilidades no que dizia respeito a seu próprio destino. Naquela época, as pessoas eram ponderadas".