Pessoal, terminei de ler um livro hoje e fiz um breve fichamento de reflexões interessantes. São derivadas dos discursos de Epicteto. Espero que gostem:
1 - Pense antes de falar para ter certeza de que está falando com uma boa finalidade.
2 - Você se torna aquilo a que dá atenção. Saiba selecionar. Aprenda a dizer não.
3- Não podemos controlar as impressões que os outros têm a nosso respeito. Deixe que a qualidade de suas ações fale a seu favor.
4 - Quando as pessoas começarem a soltar comentários inconvenientes e fora de propósito, afaste-se ou ao menos fique calado e deixe claro que não pretende alimentar esse tipo de conversa.
5 - Aprenda a esperar e avaliar em vez de sempre reagir a instintos não disciplinados.
6 - Examine bem a questão: será que esse prazer vai trazer apenas um deleite momentâneo ou uma satisfação verdadeira, duradoura?
7 -Assim como não podemos criar grandes coisas em um instante, também leva tempo aperfeiçoar nossos talentos e habilidades.
8 - O que realmente importa é o que somos em essência e como estamos evoluindo.
9 - Desejos e aversões, apesar de poderosos, não passam de hábitos. E podemos treinar para ter hábitos melhores.
10 - Não podemos escolher as circunstâncias externas de nossa vida, mas sempre podemos escolher a maneira como reagimos a elas.
11 - Crie seu próprio mérito. Cresça! Não é importante o que os outros pensam de você.
12 - Sua vontade é maior que suas pernas.
13 - O progresso moral resulta do fato de você se ver livre do tumulto interior. Você deixa de se impacientar com cada coisa que acontece.
14 - Cabe-nos representar a nossa parte da melhor maneira possível e procurar não reclamar dela. Onde quer que você esteja e quaisquer que sejam as circunstâncias, procure apresentar um desempenho impecável.
15 - Todos os acontecimentos lhe trarão algo vantajoso - se você quiser procurar.
16 - Pare de aspirar a ser outra coisa além do melhor de você mesmo. Porque isso está sob seu controle.
17 - Tente simplesmente não reagir no momento. Afaste-se da situação. Procure ter dela uma visão mais ampla. Recomponha-se.
18 - O mal é um subproduto da negligência, da preguiça, da distração.
19 - Pare de tentar antecipar-se aos acontecimentos e controlá-los. Em vez disso, aceite-os com boa vontade e inteligência.
20 - A melhor preparação para o ORUTUF consiste em formar bons hábitos pessoais.
#PAS