10 rendimento de aposentadoria e recebimento de pensão por morte como declarar comentada em 21/05/2020 00:31 Imposto de Renda TioPatinhas1978 em 02/05/20 23:14 comentada em 21/05/2020 00:31 Pessoal, estou precisando de uma ajuda para realizar o preenchimento da declaração de imposto de renda da minha mãe. Em 2019 o meu pai faleceu e a aposentadoria dele pelo INSS foi convertida em pensão para a minha mãe, ela já recebia a aposentadoria dela pelo Instituto de Previdência do Estado do RS. Agora somando o valor da aposentadoria dela mais o valor da pensão que o INSS paga, da cerca de 6 mil mensal, esse valor vai fazer com que ela precise pagar imposto de renda ??Nas minhas pesquisas pela internet eu achei que tem uma isenção para aposentados com mais de 65 anos, mas fiquei confuso com as explicações e não consegui chegar numa conclusão, sem contar que parecia ser informação de anos anteriores da declaração de imposto de renda.Por isso gostaria que me ajudassem com essa informação, para que eu preencha a declaração dela o mais precisa possivel.