Data original: 06/05/2020
Pelo simples fato que você não analisa um trimestre, não analisa um pedaço de tempo, no Modo #PAS só tem curvas ao longo do tempo.
Este trimestre e o anterior é o primeiro que eu to analisando com o MODO #PAS tanto para os vídeo de opinião anual quanto as rapidinhas. Você esquece o que aconteceu neste trimestre e analisa a historia de lucros da empresa, a história de dívidas, claro se tem ON e tempo de IPO também. Mas o importante é que muda o foco da análise deste trimestre que é péssima e o q a maioria faz para o histórico da empresa, a curva da empresa a cultura da empresa. É uma empresa com cultura de lucros e dívida estável ou é uma empresa sem culturas de lucros e/ou divida estável.
Mesmo para empresas que porventura possam estar melhorando ou piorando você não olha um trimestre bom numa empresa ruim ou um trimestre ruim numa empresa boa o que impressiona muito. Você vê a mudança do histórico, se for um trimestre não muda nada, se for alguns anos já dá para ver que pode mesmo estar mudando.
A retirada do foco de trimestre para histórico e cultura da empresa é fundamental para sobreviver no B&H e não vender no fundo, não girar baseado em notícias ou histerismo de trimestral, não ficar se metendo no turnaround modinha da vez e tudo que destrói o B&H da maioria. B&H é muito fácil na teoria mas na prática se não calar o seu sardinha interior não tem chance. O Modo #PAS ajuda muito a conseguir isso pela mudança de foco.
Quem acompanhar os videos opinião vai ver que eles estão feitos no MODO #PAS e eventualmente eu olho o quadro simples ou completo para tirar uma dúvida. Se dependesse de mim so teria o MODO #PAS, ele seria o default obrigatório e num link escondido o Quadro Simples. E o completo não teria mais pq ele causa dano demais a quem usa. Espero um dia poder chegar a isso, o retorno médio da comunidade com ações iria aumentar muito. Fiquem tranquilos que não vou tirar enquanto muita gente usa mas tenho esperança, igual foi com opções que parem de usar.
Quando você usa os quadros, especialmente o completo, e analisa períodos de tempo, trimestrais, acontece o seguinte:
- Mais giro de patrimônio saindo de empresas boas porque teve um momento ruim, e a perda enorme do retorno destas empresas = Patrimônio muito menor
- Menos aporte por ter menos tempo para se dedicar a trabalho e formação por estar desperdiçando tempo com análises inúteis = Patrimônio muito menor
- Mais empresas lixo na carteira porque qual a graça de analisar horas para escolher WEGE e RADL, tem de usar a "expertise" para escolher aquela empresa que ninguém sabe que é boa (lixo). Isso não detona tanto o patrimônio mas o que vem junto é não entrar nas boas óbvias porque são empresas de otários e isso sim = Patrimônio muito menor
- Arrogância causada pela sensação de ser o expert em análises e arrogância na Bolsa e nos investimentos sempre leva a ferro e parar de evoluir além do problema de sair por ai ensinando a todos e falando para todos que investe na Bolsa porque senão não tem graça o que leva a mais ferros tudo isso junto = Patrimônio muito menor
Antes eu achava que analisar trimestral e quadro completo e tal não era necessário, hoje eu tenho certeza que não é que não seja necessário, destrói o seu patrimônio. É uma forma sofisticada de sardinhice, o que eu costumo chamar de bullshit técnico.