Olá, boa tarde pessoal. Eu perguntei ao Buy&Hold no privado, ele comentou que existem pessoas na pagina que entendem de criptoativo, postarei em aberto.
Em 2018, quando eu soube que deveria declarar os criptoativos, contratei um RODATNOC para realizar o serviço. Declarei referente aos anos de 2015, 2016 e 2017.
Ele apresentou na declaração apenas os valores depositados na corretora, sem informar as operacoes (quais criptoativos, valor de compra e etc). Como eu sou um total ignorante, achei que estava
correto. Mas com o tempo, pesquisando depois, descobri que parecia errado. Desde 2015, eu realizei inúmeras operações de compra e venda, de criptomoedas diferentes - ora no mesmo dia,
ora em dias diferentes. De acordo com o que eu pesquisei, as regras ficaram mais claras a partir de 2019, quando as corretoas passaram a enviar os informes mensalmente. Eu operei até o começo de 2018 em diversas corretoras (nacionais e internacionais), mas em janeiro daquele ano passei a operar apenas no exterior. Entao esses anos anteriores a 2019, eles nao teriam acesso aos extratos.
Eu tenho inúmeras dúvidas (nunca declarei nada eu mesmo, consegui renda apenas de bicos que nunca passou de 28mil/ano, nunca me foi ensinado tributação. Meu pai é zelador aposentado, mãe diarista, não entendem nada disso):
- No caso de ganho de capital, precisaria gerar um DARF para pagar. Mas eu ainda nao entendi como funciona.
- Em uma nota de DARF, da pra colocar as varias operacoes do mes? Ou eu pego todas as operacoes feitas, somo todos os valores das compras, das vendas e retiro o lucro? Nesse caso eu nao colocaria na conta as operacoes que deram prejuizo, correto?
- Tem aquele teto de 35mil no mes, para pagar imposto no lucro acima desse valor, mas esse valor representa a soma das compras e vendas feitas no mes, a soma apenas das compras ou vendas, ou seria a soma dos lucros (ex: passou de 35mil em lucro, paga-se imposto na diferenca)?
Eu to vendo que posso me dar mal, porque mesmo operando com pouco dinheiro, eu fiz muitas operacoes de compra e venda em varios meses. Entao o imposto provavelmente seria grande, com multas ate pelo tempo decorrido.
O que seria melhor fazer, e alguem saberia me dizer as possiveis consequencias?
- Fazer todas as darfs para pagar o que devo, mesmo achando que perderia tudo que tenho. Incluindo dinheiro de conta poupanca, acoes que comprei esse ano, e talvez ser cobrado por mais dinheiro do que tenho?
- Retificar tirando o registro dos depositos de 2015 a 2017.
- Nao retificar, fazer a de 2018 e a de 2019 sem esses depositos das criptomoedas?
- Deixar como esta (o valor dos depositos) e deixar rolar pelo tempo. Sem nunca retirar o dinheiro por corretora.
Eu estou em desespero, nao sei o que fazer, e nao tenho quem possa me auxiliar de alguma forma.