Boa tarde a todos,
Estou com uma dúvida e acredito que possam me ajudar. Vim para Londres estudar inglês por 1 ano. Esse ano passou e eu resolvi ficar em definitivo. Estou legal, comecei a trabalhar e comecei minha pós graduação também.
A dúvida é em relação ao IR, como inicialmente vinha apenas para estudar(apesar de saber da chance de ficar por mais tempo) não avisei a receita federal que minha "residência fiscal" seria Londres ou que não seria mais o Brasil.
Possuo ações no Brasil e nos EUA.
Em relação ao Brasil:
1 - Devo avisar a receita.
Me tornaria investidor estrangeiro? Avisando a RF deveria também avisar aos meus bancos? Li que não devo avisar aos bancos pois minhas contas seriam fechadas e que não avisando posso continuar investindo como cidadão brasileiro. Obs: Pretendo voltar a cada ano a partir de agora mas não sei se isso será sempre possível.
2 - EUA
Daqui da Europa tenho várias opções para investir em vários mercados, inclusive USA. O meu banco mesmo me da acesso as ações nos USA. Se eu informar que não sou residente fiscal do Brasil, vocês passariam a investir no mercado dos USA diretamente daqui ou manteriam a conta de lá e continuaria com a Remessa Online?
Antes na DriveWealth estava cadastrado com meu CPF do Brasil, e fiz a migração para a Interactive Brookers também com meu CPF do Brasil. (Eles inclusive me perguntaram o motivo do meu telefone ser do UK e meus dados do Brasil, e eu respondi que estava morando aqui temporariamente mas que voltaria ao Brasil e minha residência fiscal é o Brasil).
3 - Comecei a enviar fundos daqui para minhas contas do Brasil e dos USA em Fevereiro desse ano(2020).
Eu ainda estou lendo e me informando mais sobre o assunto mas apreciaria qualquer tipo de ajuda.
Obrigado