O trecho abaixo foi retirado do livro “De onde vêm as boa ideias”, de Steven Johnson, e me remeteu imediatamente ao ambiente construído aqui na Bastter.com.
“Uma metrópole compartilha uma característica fundamental com a web: ambos os ambientes são redes líquidas e densas em que a informação flui facilmente ao longo de caminhos múltiplos e imprevisíveis.
Essas interconexões alimentam grandes ideias, porque as grandes ideias em geral vêm ao mundo mal-acabadas, mais intuições que revelações.
Insights genuínos dificilmente acontecem. Por isso, a maioria das grandes ideias se configura primeiro de uma forma parcial, incompleta. Elas têm a semente de algo profundo, mas falta-lhes um elemento decisivo que pode transformar o palpite em algo de fato poderoso. E muitas vezes esse elemento que falta está em algum outro lugar, vivendo sob a forma de intuição na cabeça de outra pessoa.
As redes líquidas criam um ambiente em que essas ideias parciais podem se conectar; formam uma espécie de agência de encontros para intuições promissoras.
Elas facilitam a disseminação de boas ideias, é claro, mas também fazem algo mais sublime: ajudam a completar ideias.”
Bastter.com: o melhor exemplo de rede líquida que conheço. Parabéns aos envolvidos.