Sou usuário desde 2012, perto dos 30 anos atualmente e amadurecendo aos poucos. Para àqueles que estão adentrando na comunidade aqui vão algumas coisas que comunidade me ajudou aprender:
- Aprendi que o dinheiro é uma ferramenta pra liberdade e parei de ser mesquinho
- Aprendi que o que faria diferença seria minha força de vontade
- Aprendi noções básicas de programação em Python
- Aprendi que o esporte controlava minha ansiedade
- Aprendi que as coisas importantes a faculdade não havia ensinado e comecei correr atrás
- Aprendi ser mais culto lendo com muito mais frequência
- Aprendi investir nos exterior
- Aprendi muito sobre juros compostos e tempo (realmente estudei juros compostos)
- Aprendi que ter fluência em inglês ia me alavancar na vida
- Aprendi que fazer um Ironman é só sair da cadeira e treinar (estou inscrito e treinando)
- Aprendi que meu trabalho era muito mais importante que fazer trade e perder tempo
- Aprendi que no lugar certo, com pessoas certas, o crescimento é exponencial
- Aprendi a continuar buscando conhecimento e sempre tentar ser humilde
- Aprendi agradecer e parar de reclamar
- Aprendi que escrever tras clareza no pensamento e raciocinio
Uma última coisa que gostaria de compartilhar que pode ajudar iniciantes que aqui chegam só com o intuito de investir, começam sempre do lado errado fazendo trade. Pessoal, eu trabalho no mercado financeiro, a minha vaga se chama "trader", sabe o que sou proibido de fazer? Trade, day trade toda essa baboseira. Não existe isso que é vendido por ai, se eu ficar fazendo trade me mandam embora. O trabalho de um trader é gerenciar o risco de um bolo de dinheiro, diversificação de um portfolio, fazer arbitragens, cobrar taxas de clientes, fazer hedge. Esse negócio de comprar cedo e vender no horário do almoço é algo que um profissional de verdade vai rir da sua cara. Parem com isso, se não querem parar pelo menos saibam que é um caminho de ilusão.
Em resumo, Deus é muito bom comigo e espero que compartilhar isso ajude alguém.