O curso de Django foi um experimento que testei por aqui no site.
Já tem um pessoal que vem acompanhando os tópicos de Python desde o ano passado. Como já vou fazer um ano de moderação, se alguém vem estudando desde os primeiros tópicos já tem uma certa base.
Então pensei em criar um curso um pouco mais avançado tentando pegar o público do pessoal que quer montar um negócio na web ou quer trabalhar como programador web. Pensei em ensinar um framework web que é usado em diversas plataformas e pode ser usado para se criar uma loja online, um blog, um sistema web de gestão de pessoas, de documentos, etc. Quem quer evoluir como programador web deve aprender um framework web e o Django é uma boa opção.
No começo o pessoal até se empolgou, mas isso é normal em qualquer curso, e no decorrer o pessoal foi abandonando.
Então fui vendo que para o público do site não tava fazendo mais tanto sentido prosseguir o curso.
A intenção inicial do curso era fazer um CRUD (Create, Read, Update and Delete) e de quebra fazer um deploy (subir no ar) uma aplicação qualquer.
Hoje terminaremos nosso CRUD (falta o Update e o Delete) e faremos o deploy do site na web.
E como eu acho que não faz mais sentido prosseguir o curso, hoje vai ser a finalização dele. Sei que tem um pessoal acompanhando os vídeos do início e ainda não chegou no ritmo que estamos mas quando esse pessoal terminar o curso e se tiver animado em prosseguir podemos fazer uma parte 2 em algum outro momento.
Com a finalização do curso de Django eu vou focar mais em entregar mais valor no de Python porque acho que no momento faz mais sentido para o público do site aprender uma linguagem de programação de base do que já aprender um framework web visando vagas de emprego ou até um empreendimento online.
Enfim, acho que a experiência foi válida e vou seguir tentando entregar valor para os assinantes de outras formas.