Essa pergunta é para empresários de pequeno/médio porte que são donos de empresas de algum segmento que é listado na bolsa.
Primeiramente, acho que essa é uma decisão que não faz qualquer diferença em uma carteira de longa prazo (são 2 ou 3 empresas dentro de todo o universo de possibilidades), o intuito da discussão é mais filosófico e ouvir outros pontos de vista.
Para vc faz sentido investir em empresas que são suas concorrentes direta? Eu particularmente, tinha a ideia de que as empresas que são minhas concorrentes eram opções descartadas de investimento, até pq a bolsa oferece outras boas opções, mas gostaria de abrir a discussão se mais alguém já pensou a repeito desse assunto.
Porque investir:
- é um segmento que vc conhece bastante e pode avaliar com precisão se há boas empresas no setor
- partindo do pressuposto que vc acredita no setor (visto que empreende nele) é uma forma de diversificação de patrimônio dentro de um segmento que vc domina
- normalmente empresas gigantes e empresas de pequeno/médio porte não brigam tanto em seus respectivos mercados (grande briga com grande, pequeno com pequeno), então seria uma forma "segura" de aumentar exposição no segmento (essa afirmação depende do segmento, limitações geográficas e n é uma verdade absoluta)
Porque NÃO investir:
- Como vc tem empresa no setor, seu patrimônio já está bastante exposto a adversidades inerentes a ele, não teria porque aumentar exposição.
- Se vc quer aumentar exposição no seu setor, porque não investir capital próprio no seu negócio ao invés do concorrente, aumentando seus ganhos?
- tem outras 50 boas empresas empresas para vc escolher e não vale a pena pensar no assunto.