Não é um tópico que acrescenta muito, mas senti que devia desabafar.
Um colega começou a ler o livro de um economista da universidade de sei-lá-onde e disse que iria me emprestar quando terminasse, já que sou leigo mas gosto do assunto. Fui procurar sobre o tal livro e descobri que o autor disponibiliza as 30 primeiras páginas em seu site pessoal.
Essas poucas páginas foram o suficiente pra tirar uma série de conclusões. Resolvi criar esse tópico para fins de curiosidade, para a comunidade observar BEM DE LONGE como se fosse a jaula de um bicho traiçoeiro; e para mostrar que nem todo diploma de Economia e renome em universidade no exterior significam, necessariamente, que a pessoa sabe do que está falando. Não vou citar o autor nem o livro porque não quero dar palco pra maluco, mas segue aqui um trecho.

Como é possível observar nesse parágrafo, num incrível devaneio o autor acredita ser capaz de prever o ORUTUF e parece basear o restante do seu livro no pressuposto de que acumular patrimônio seria um desperdício, pois no Brasil de hoje NÃO TEM COMO ALGO DAR TÃO ERRADO QUE DA NOITE PRO DIA VOCÊ FICA SEM RENDA POR TANTO TEMPO. A doce ironia: esse livro foi escrito antes da pandemia. O que será que o autor pensa hoje em dia?
Mais adiante ele começa a discorrer sobre como se deve investir em ações, falando uma bobagem sem tamanho sobre tentar não reduzir o preço-médio dos seus ativos. Resolvi nem tirar print. O que tava engraçado no começo passou a doer na alma ao final. Fico triste em saber que alguém, em algum lugar, está caindo nessa conversa fiada e caminhando em direção à ruína.
"Você nem deveria estar perdendo tempo lendo isso". Eu concordo. Por outro lado, também acredito que às vezes é bom folhear um livro sabidamente ruim pra se lembrar de que não devemos absorver automaticamente tudo que lemos por aí só porque tem capa e contra-capa e está publicado.
Enfim, essa experiência me faz ainda mais grato a toda a comunidade e à equipe do site por me ajudar a ser, dia após dia, um pouco menos burro e mais imune a bullshit.