Algum de vocês usa ou já usou algum daqueles hardwares para 2FA, vale a pena?
Eu sempre fui bem neurótico em relação à segurança, usando a busca vi esses excelentes tópicos do @ThiagoDV
Como proteger suas contas online - Tecnologia - Bastter.comMais sobre segurança de senhas online - Tecnologia - Bastter.comEu já faço basicamente tudo o que foi abordado nesses tópicos, mas queria dar um passo além, uso 2FA em todo lugar que disponibiliza essa função, mas por causa disso meu Google Authenticator está uma bagunça, com dezenas de códigos cadastrados.
Nas minhas pesquisas também vi que o 2FA com hardware é mais seguro que o tradicional pois o hardware possui uma private key e usa ela para autenticar, necessitando quebrar a criptografia nas duas pontas.
Recentemente comprei uma Ledger Nano X (aquela com Bluetooth) e vi que ela já possui algo assim, o FIDO U2F, mas achei muito complicado de usar, tem que ficar colocando PIN/Password toda hora, então estou vendo aquela YubiKey, que aparentemente é bem mais fácil de usar (só apertar um botão nela e pronto).
Estou pensando em usar um hardware específico para 2FA e deixar o sistema da Ledger como backup, caso perca um dos dispositivos ainda consigo manter o acesso.
Como não se trata de um valor tão pequeno assim gostaria de saber se alguem aqui do fórum tem alguma experiência sobre isso para compartilhar para me ajudar nessa decisão.
Valeu!