Sempre fui da filosofia de ter #Paz na vida e fugir de "ofertas" tentadoras e "oportunidades". Quando então conheci a Bastter.com, vi que o conteúdo era exatamente aquilo na qual sempre me identifiquei.
Duas coisas simples, que já faço há uns quatro anos e que mudou a minha vida para melhor:
- TELEFONE: jamais atendo telefone de estranhos. Se tenho algum amigo ou faço uma compra em uma determinada loja, eu peço que me forneçam um telefone e então adiciono na agenda do celular (temporariamente ou não). Telefones desconhecidos simplesmente adiciono em lista de bloqueios. Esta ação me deu muita paz, principalmente aos sábados de manhã, quando as operadoras de telefonia mais gostavam de ligar oferecendo produtos. Se precisar oferecer um telefone para clientes genéricos, por exemplo, ofereça whatsapp, e elimine aquilo que for lixo.
- EMAIL: não serve pra mais quase nada, eu ainda uso para receber minhas faturas de água e condomínio, mas SEMPRE de preferência por instalar os aplicativos das companhias na qual você precisa pagar alguma fatura. Eu trabalho numa empresa de energia elétrica e já houve um problema serio de fatura falsificada mandada para clientes (eles trocam o código de barra por um código de laranja) e o cliente acabou pagando, pois recebeu a "fatura" por email.
Obviamente estas dicas não servem pra todos, mas no meu caso foi extremamente eficaz, e como diz o bastter, sempre acabo sabendo de fraudes por pessoas que me contam, pois fico tão afastado disso tudo que não tem nem como eu ser pego de surpresa.