Bom dia, pessoal
Pra agilizar, vou escrever primeiro minha pergunta: alguém saberia como consigo bases de dados ABERTAS, preferencialmente gratuitas ou que não custem um braço, com parâmetros similares aos que são usados para avaliarmos empresas aqui no site?
Se vocês souberem de bases que tenham apenas stocks, me serve. Mas se tiverem bases com empresas brasileiras, acho que fica mais legal pro que pretendo fazer.
Agora o motivo: estou concluindo um curso de pós-graduação na área de ciência de dados e big data e preciso apresentar um TCC. Não acho que esse TCC vai revolucionar o planeta, mas se tem que ser feito para cumprir o combinado, então quero fazer algo que eu pelo menos tenha curiosidade de ver pronto, senão não chega a lugar nenhum.
Pensei em pegar dados sobre operações de empresas, exatamente os mesmos frequentemente citados aqui (EBITDA, dívida(s), lucro(s), margem(ns), anos desde o IPO, etc.) e fazer duas análises: 1) peso relativo de cada métrica em relação a uma carteira que tenha as maiores vencedoras de um determinado período; 2) teste de uma IA que monte uma carteira com base nas métricas. Nesse caso eu faria "1" com um período (exemplo: 2000 a 2015) e o teste de "2" rodando a IA sobre outro período (exemplo: 2015 a 2018).
Se isso ainda não ficou claro: NÃO ESTOU QUERENDO FAZER UM "investidor automatizado de ações". Quero apenas mostrar que sou capaz de tratar dados, aplicar ferramentas de análise e programar ferramentas que produzam informação a partir deles. Trabalho acadêmico que no final descobre que sua hipótese NÃO FOI confirmada também chegou a algum lugar. Então respeito e acolho quaisquer sugestões, mas não estou preocupado com a utilidade FINANCEIRA do trabalho.
Ao fim do projeto, pretendo publicar o trabalho aqui (se for esse mesmo o escopo final que eu fizer) e ver quantas voadoras ele leva :-D