Caros colegas desenvolvedores, gostaria da opinião de vocês sobre este dilema. Tenho 40 anos, sou da área de exatas (mas não TI) e estou no mesmo emprego há 10 anos. A comunidade do Bastter.com me abriu os olhos para o fato de que eu deveria diversificar, além dos ativos, minhas habilidades (o que fez todo o sentido do mundo). Enfim, decidi ter um plano B, uma segunda fonte de renda para caso eu vá pro olho da rua da noite pro dia.
Sempre gostei de programação e pensei em, talvez, investir sério no meu currículo nesta direção. A minha dúvida aos desenvolvedores de carreira: entre Python e Javascript, qual dessas duas linguagens oferecem mais oportunidade no mercado de trabalho atualmente? Qual delas vocês vêem como maior abridora de portas?
Pessoalmente, uso bastante Python no meu atual emprego, tanto para automação das minhas tarefas quanto para análise de dados. Mas não teria problema em aprender Javascript (+React, +Node.js etc etc). Pelo contrário, a ideia é até empolgante.
E mais uma dúvida: vocês acham possível uma empresa contratar alguém que não tenha um diploma de TI e pensa em mudar de rumo na vida? Haveria alguma maneira conhecida no Brasil (ou fora) de se tornar mais visível para o mercado de trabalho? Qual?
Abraços e obrigado!