Gostaria de agradecer a comunidade por me convencer que não necessariamente eu tenho que insistir em conseguir um médico do plano e ficar tranquilo com isso.
Minha esposa precisava de uma ginecologista para primeira consulta depois do parto. Ela gostava bastante da que ela ia, que é do plano, mas era uma médica já idosa que aparentemente fechou o consultório na pandemia e não está dando sinais que vai voltar a atender.
A gente fez o parto pelo plano, que cobria uma boa maternidade e a gente fez com uma ginecologista/obstetra que ela gostou bastante - de fato ficamos bem satisfeitos com atuação dela. Foi um parto normal e a fama da atuação dos obstetras brasileiros em partos normais não é das melhores - mas que não atende pelo nosso plano (os atendimentos do pré-natal eram cobertos e ela fazia na maternidade, mas isso não vale pras consultas ginecológicas de rotina).
Minha esposa ficou dias procurando algum ginecologista do plano, não conhecia nenhum deles, não tinha indicação de nenhum, estava aí perdida porque não sabia o que fazer e eu falei "porque não vai na ginecologista que fez seu parto? Ela está atendendo, já conhece seu caso, você gosta dela e a gente vai gastar sei lá, 200, 300 reais".
No fim, são 200, 300 reais para ficar satisfeito com o atendimento de um médico que você já conhece e confia.
Problema resolvido, família feliz e sem aquela sensação de que estou pagando algo que não devia porque "tem no plano".