Passei pela porta de casa decidido a trocar uma lâmpada do farol do carro que havia queimado. Peguei o possante e fui até a uma auto peça pertinho aqui de casa.
Quem me atendeu foi uma jovem. Disse a ela que precisava comprar uma lâmpada original, daquela amareladinha mesmo, que custa baratinho.
A vendedora então, despretensiosamente, me convidou pra ver uma novidade na loja. Era um equipamento que comparava a eficiência entre os vários tipos de lâmpadas automotivas. Fiquei decepcionado com o desempenho da minha lâmpada amarelinha, não dava nem pro cheiro perto de outras de "cor branca".
Pedi então 2 daquelas brancas. A moça me perguntou se meu carro tinha farol de milha. Eu disse que sim e perguntei o porquê do interesse. Ela disse que era importante trocar também as de milha por lâmpadas brancas para não ficar metade de luzes brancas e metade de amarelas.
É, fazia sentido! Moça me vê mais duas brancas pro farol de milha.
Ao voltar da prateleira ela ainda me perguntou se os "pingos" do farol eram de led. Nem sabia que aquela luzinha fraquinha se chamava pingo por essas bandas. Disse que não, que era original daquela amarelinha.
Mais dois pingos de led entraram no cestinho de compras!
De repente, ela se lembrou que meu carro tinha dois tipos de farol de milha. Perguntou se meu carro estava no estacionamento. Disse que sim. Fomos até ele. Ela se esgueirou por debaixo do pára-choque pra descobrir o código do modelo. A coitada sujou o joelho, as palmas das mãos ficaram marcadinhas pelas pedrinhas do chão. Mas deu certo, levei as lâmpadas certas pra casa.
Enfim, saí para comprar 1 lâmpadazinha de deizão e voltei com 6 que me custaram uns duzentão!
Muitos clientes meus se queixam que seus vendedores não vendem, só tiram pedidos. Esse não era o caso da moça que me atendeu, definitivamente!
Esse é o tipo de coisa que sempre reforcei com minha equipe e nos treinamentos que ministrei: quando cliente vem comprar um parafuso, sempre oferecer uma chave de fenda, um desengripante, uma furadeira em promoção... E um jeito ótimo de fazer isso é perguntar ao cliente o que ou como ele vai usar o produto que está querendo comprar. As respostas sempre despertam ideias de outros produtos da loja que podem ajuda-lo.
A ideia é que o cliente saia mais satisfeito, que a loja venda mais e que o vendedor aumente sua comissão. Nada como um negócio em que todos saem ganhando!