Olá Pessoal,
Então este seria meu primeiro post sobre um assunto de tecnologia aqui na bastter.com. Gostaria de falar sobre o oracle Apex, uma ferramenta que tenho utilizado bastante e que notei ser excelente para aqueles com pouco conhecimento de programação.
Ela é grátis e está disponível no site da Oracle em apex.oracle.com
Vantagens:
- É grátis.
- É possível importar planilhas do excel e criar tabelas com formularios de cadastro, reduzinho a chance de erros.
- Você pode criar diversos usuários e fornecer acesso para que eles possam editar os dados.
- Se você ja tiver tabelas em um banco oracle é possivel criar telas para elas usando pouco ou nenhum código. Tudo depende do quanto você realmente precisa mudar as coisas de lugar.
- Para aqueles com um pouco mais de inclinação tencologica (ja acostumados com o básico de SQL ou Programação) é possível tanto criar uma API para outros acessar seus dados quanto para você importar dados de outros sistemas.
Desvantagens
- O banco precisa ser Oracle.
- Para aqueles que tem um leve TOC e precisam que item A esteja posicionado a x centimetros do quanto direito de baixo, você vai passar mais tempo fazendo isso do que criando 20 telas padrões pois o sistema não é para isso.
- Ainda existem poucos guias e treinamentos em português.
Se acharam interessante, por favor deem uma conferida e me digam o que acham..
Abraço