Fui perguntado sobre o que é sucesso para mim. Para mim é ter equilíbrio em relação ao meu tempo mas comecei a refletir sobre isso.
"Compramos" as coisas na vida de duas formas, empregando nosso tempo ou usando o nosso capital próprio ( o que é algo redundante, já que conquistamos capital através do nosso tempo)
A lógica do capitalismo é essa, comprar tempo de outras pessoas ou tecnologias, como meio de gerar valor a si próprio (isso é subjetivo a cada um ). Caso contrário não há lógica em pagar por algo. E isso pode ser encarado de duas formas: a) Negação de um fato e radicalismo b) Aceitação de um fato e fazer o melhor que puder quanto a isso.
a) Geralmente no item (a) estão as pessoas que perdem tempo lamentando que o mundo é injusto e cruel, que as coisas precisam mudar, que isso tudo é uma exploração em prol do capital alheio.
b) Já no item (b) estão as pessoas que sabem que as regras são essas e que vale mais a pena empregar seu tempo com inteligencia que tentando mudar o imutável: O mundo não ta nem aí pra nossa opinião.
Nessa caso, ou geramos valor aos outros ou não faz sentido sermos pago por isso. A questão central é : como empregar com inteligência o nosso capital que recebemos por vender parte do nosso tempo?
E aqui entra o ponto que a filosofia dessa comunidade mais agrega pra gente: Não se perder nesse caminho.
Vendemos nosso tempo, de uma forma ou de outra, justamente para adquirir o que para gente é uma vida ideal ( e aqui é muito subjetivo, você pode ser muito feliz de uma forma bem simples, depende de como voce enxerga as coisas),mas no final acredito que prezamos por uma vida com mais tempo, mais saúde, mais bem estar, despreocupaçoes e #pas.
O grande problema são as pessoas que mesmo vendendo quase a totalidade do seu tempo, não conseguem gerar valor o suficiente para adquirir o mínimo para sobreviver. Devemos ser muito gratos por ter condições melhores e ajudar os outros sempre que pudermos.
Mas no final, aceitando que as regras são essas (há outra escolha?) o que mais precisamos buscar , e essa comunidade estimula demais, são formas de valorizar o nosso tempo, gerando mais valor ao próximo e sendo melhor recompensando por isso (dinheiro não é só o ponto aqui) mas sem cair na armadilha de sacrificar justamente o que se busca ao fazer isso : Nossa #pas, qualidade de vida, bom convívio com quem amamos e etc...
E então entra o conceito de investimento em si próprio que a filosofia tanto preza, nada vai melhorar a não ser você mesmo
Empregar seu conhecimento e capital conquistado, de forma inteligente é valorizar seu tempo, para conquistar o que realmente importa pra você.
Todas vez que colocamos o dinheiro como objetivo final, seja nas pequenas coisas, estamos caindo na armadilha de um ciclo sem o menor sentido : trocar tempo por apenas dinheiro, e fazendo deste, um fim em si mesmo.