Conversando com uma amiga de trabalho sobre carros e tudo mais, escutei o relato dela e muito me fez refletir. Vamos la:
Ela e o marido compartilhavam um Honda City (não sei o ano), carro que eles gostavam bastante, pois além de ser bonito (pessoal) também tem uma mecânica confiável. Ela também tinha um Classic 2005 que estava a mais de 5 anos parado na garagem, sem nem ligar ou algo parecido. Com medo da violência do RJ, ela teve a ideia de "po, seria legal vender o carro que comprei com meu marido, pego o dinheiro, reformo o Classic e ainda sobra uma graninha pra investir''. O marido não era tão favorável à ideia, mas depois acabou aceitando.
Então eles venderam o City e começaram a reformar o Classic. trocaram quase tudo do carro, deixaram-no quase novo de fábrica e ela até se assustou com o custo disso, bem acima do que tinha planejado. Nisso, ela foi falando a vida toda dela pros donos da oficina que estavam reformando o carro, contando essa mesma história aqui, e que o carro não tinha alarme e que não iria precisar de seguro pois o carro esteticamente não era atraente.
Enfim, trocou todas as peças do carro, ficou zero. Saindo da oficina, foi até a casa da tia e deixou o carro estacionado na rua. Cerca de 6 horas depois, ao sair da casa da tia, cadê o carro? Já era....levaram e provavelmente não verá mais.....
Agora ela está super desconfiada que foi algum funcionário da oficina e querendo ir lá tirar satisfações (olha a dor de cabeça...)
Aprendizados aqui:
1- Trocar um carro que está em perfeito estado por falsa sensação de segurança não faz muito sentido
2- Tentar recuperar algo velho e desgastado, como o Classic, por ex, pode ser muito mais custoso do que o esperado. Melhor comprar algo mais novo ou seminovo, mesmo tendo a ''sensação de que será mais caro''.
3- Não fale dos seus planos pra ninguém (longe de afirmar que alguém da oficina tenha relação com o que aconteceu, mas não acho uma boa ideia sair falando que o carro não tem alarme, não tem seguro, pra pessoas desconhecidas)
4- Assuma seus erros. (Ficar querendo achar culpado nesse momento além de ser estressante, não vai resolver nada. melhor aceitar que fez burrada e pronto)
5- Por último e não menos importante: Mindset da miséria geralmente termina em confusão ou estresse. Esse é um conceito que ainda me pego fazendo, mas tenho melhorado bastante.