Não entendo nada de eletricidade, então lá vai.
Minha namorada é confeiteira e a batedeira que ela usa começou a apresentar defeito. Como a batedeira era fraquinha, corpo todo de plástico, resolvi dar uma melhor para ela, mas é daquelas mais robustas com o corpo todo de metal.
Eis que a batedeira chega, vamos testar, ela testa descalça, leva um pequeno choque pegando em uma parte de metal.
Foi mexer em outra parte, outro choque.
Fomos pesquisar e vimos que esse é um problema até comum quando a batedeira é ligada em tomada não aterrada.
O apartamento onde a gente vive tem pouquíssimas tomadas, então usamos extensão, filtro de linha, essas paradas, em muita coisa. Os principais eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar, eu tento ligar em tomada comum, mas tem outras que não dá. E a batedeira foi ligada em um filtro de linha.
Aí me veio algumas dúvidas.
- Se a batedeira deu choque as tomadas do prédio não são aterradas? Tipo, sendo tomada aterrada, ligando um filtro de linha nela o filtro pode "cortar o aterramento?"
- A batedeira que ela usa é conhecida por, apesar de ser simples, durar muito, e não durou tanto assim. Essa falta de aterramento pode ter comprometido a vida útil da batedeira?
- Sei que estabilizadores podem vir com aterramento eletrônico, isso pode resolver?
A gente pretende se mudar em breve, daí pensei em colocar mais tomadas mas como a gente vai se mudar em breve e acho um saco mexer nesse tipo de coisa pensei em alternativas (e nem sei se as tomadas do prédio são aterradas, poderia colocar novas tomadas e não resolver nada) e a ideia do estabilizador foi a primeira que me veio à mente. O estabilizador ajudaria também porque ligamos muita coisa em um filtro de linha onde a batedeira vai ser usada e poderíamos trocar por um estabilizador.
Ajuda eu PowOrigem do Selo