Há muito tempo desenvolvi o hábito de tomar café. Como trabalho de 8 a 10 hrs por dia em um escritório isso se torna bem comum. Cheguei a tomar café 6, 7, 8x/dia.
Determinado a me livrar desse vício, desenvolvi a seguinte estratégia... em um primeiro momento, passei a misturar meu café com um pouco d’água. Assim, em termos de volume, continuei tomando a mesma quantidade, mas agora com um percentual menor de cafeína.
Fui aumentando aos poucos a proporção de água/café; sim, as vezes fica um pouco aguado, mas com mudanças pequenas de um dia pro outro quase não se nota. É claro que do dia 15 pro dia 1 a diferença é grande, mas do dia 14 pro dia 15 a diferença é quase imperceptível.
Em um segundo momento eu me impus reduzir a quantidade de vezes que tomo café/dia. Parte do hábito é estar bebendo algo. Então substitui o café por matcha. Ele ainda tem cafeína, mas em uma dose bem menor e ainda é digestivo. Para mim é ótimo depois do almoço. Hoje tomo café 1x ao dia e as vezes passo dias sem tomar. Também não tomo matcha sempre. Então meio que me livrei desse vício.
Por ultimo, passei a usar garrafinha de agua. Deixo na minha mesa uma garrafa de 1 litro que vou bebendo aos poucos. Isso me ajudou também.
Enfim, não quero ser modelo pra ninguém e nem estou dizendo que minha estratégia é boa ou que vai servir pra todo mundo. Mas pode ser que ajude alguém.
Claro que tem gente muito mais determinada que simplesmente decide parar e para! Não é meu caso. Então fica aí o que deu certo pra mim.