Eu quero expandir um negócio meu criando outro, fiz o seguinte teste há 6 meses:
Chamei dois amigos meus que saíram da faculdade recentemente e chamei pra criar um negócio, propus: eu dou a carteira de clientes e no início eu ensinarei como fazer, pagarei o valor de uma equipe profissional pra vocês. (Se fossem receber como ajudante que era o que eles tavam desempenhando, ia ser nem 30% do que paguei).
Em troca, eu quero vocês tocando a empresa e tudo que ela receber vai ser pra pagar vocês, depois que já tiver pagando o salário e sobrando no final do mês, eu me atenho somente aos dividendos, dividindo a empresa em 3 partes iguais. O que vai manter essa nova empresa é eu sendo, no início, o único cliente dela. Seriam por mês em média 10 dias dedicados para minha empresa, o resto era livre.
Em 6 meses de aprendizado e apenas uns 11 dias de trabalho braçal deles, pois peguei os serviços mais fáceis que tinham, pois não sabiam NADA e eu ensinei tudo, paguei quase R$5000 em SERVIÇOS. Pegaram o dinheiro e investiram em algumas ferramentas que ia ser da empresa.
Só trabalhavam quando era dia de serviço e de resto não estudaram e nem se interessaram em me ligar pra discutir algo, já que tenho know-how na tecnologia.
Num brainstorm dei tantas ideias, como por exemplo: é possível pegar nossa carteira de clientes e oferecer esse serviço, o trabalho deles eram só ligar pras pessoas, 1 horinha por dia, pra oferecer um serviço. Nunca chegaram nem pedir os números.
ou seja, os caras não se mexiam!
No dia que não expliquei R$100 pra eles, foi chamada uma reunião pois eu deveria ser mais claro nas coisas.
Não criei atrito e agi normalmente, como sempre ajo, tranquilo e expliquei toda a situação e todo mundo feliz.
E hoje, por falta dessa empresa que combinei de criar com eles, minha empresa trabalha menos eficientemente e poderia estar mordendo uma parte deficiente do mercado, deficiência crescendo mais a cada dia. Eles tinham a coisa mais difícil de se conseguir numa empresa: sobrevivência e 0 investimento da parte deles.
Todo mundo só se atenta ao dinheiro e não ao contexto e o que aquela experiência trás. Não me arrependo, eu ia gastar o dinheiro de qualquer jeito, mas o que mais me deixa triste é o TEMPO que investi e dou mais valor a cada dia.