Mais um tópico sobre o assunto, eu vi o post do @Bastter
TI - cargos mais dificeis de serem preenchidos - Tecnologia - Bastter.com e ia mandar lá mas resolvi criar um tópico, me senti motivado a falar um pouco da área.
ALERTA de TEXTÃO!
Entendo que cada pessoa tem uma experiência diferente e sou mais um entre milhões que trabalham na área, por isso quero dar a minha visão de como vejo a área após 11 anos nela, com certeza pode estar errada ou diferente dependendo da pessoa que aborda e da experiência da mesma, peço compreensão.
O artigo que o Bastter linka é sobre os cargos de TI mais difíceis de serem preenchidos, abaixo vai meu comentário sobre o assunto. O artigo fala mais sobre as áreas mais "badaladas" mas quero falar da TI como um todo.
Muitos destes cargos (pra não dizer todos) são "difíceis" de preencher não porque não há profissionais qualificados, até existem, mas como são muitas vagas e há muito mais demanda do que oferta, ou seja, muito mais vagas pra profissionais capacitados do que profissionais capacitados em si, elas acabam se tornando difíceis de serem preenchidas, já vi vagas muito técnicas levarem meses pra serem preenchidas.
Quem quer entrar na área mais do que nunca deveria correr atrás porque se colocar no mercado é relativamente simples, dado a "caça" feroz dos recrutadores de TI hoje em dia, obviamente a pessoa precisa ter um mínimo de capacitação, seja por meio de cursos online via auto-didatismo, Youtube, Alura, Udemy e afins, ou fazendo faculdade (não recomendo, muito tempo gasto pra pouco retorno técnico).
Mas dependendo da área de atuação que você quer começar (área de TI tem trocentas sub-areas dentro dela) é tranquilo de conseguir um emprego como Junior ou Trainee, ou estagiário se estiver na faculdade.
Sem desmerecer o cargo mas vejo muita gente entrando como Analista de Qualidade (famoso QA) e de lá galga cargos maiores.
Outra coisa importante é ser multidisciplinar, ou seja, ter a capacidade de conseguir adquirir diversas habilidades e atuar em diversos "sub-setores" dentro do TI, o próprio artigo cita isso, mas isso claro vem com a experiência.
Sendo mais específico, sou programador então só posso dar dicas da área que atuo, ela é muito concorrida (pras empresas), óbvio que com mais experiência mais concorrida fica mas até pra quem está começando na área tem muita chance de conseguir um emprego bastando ter alguns requisitos importantes pra "ser visto" por recrutadores, como:
- Um perfil atualizado no LinkedIN, mesmo que nunca tenha trabalhado na área antes, usar palavras chaves no perfil/descrição é sempre muito bom pra ser visto por recrutadores;
- A mesma estratégia de palavras chave no perfil serve também para um dos (senão for o maior) maiores sites de vagas de emprego do Brasil, chamado apinfo.com, onde reúne vagas somente focadas para quem quer entrar na área de TI, eles tem lá um mini-currículo, onde vc descreve a si mesmo de forma resumida, esse é o melhor lugar pra incluir palavras-chave como "C#, ASP.NET, SQL Server, Javascript", e afins;
- Perfil no Github atualizado com projetos publicados. Github é um dos maiores repositórios de código do mundo, onde é possível gratuitamente criar uma conta e subir projetos dos mais simples possíveis e deixar como seu portifólio, muitos recrutadores olham lá, então é útil deixar alguns projetos de uma linguagem que goste e linkar o perfil ao seu LinkedIN e currículo;
- Se gosta de escrever como eu é legal e totalmente válido criar um blog ensinando o básico de programação (foi assim que comecei na área) mas de maneira nenhuma é uma obrigação. Note que ao ensinar você aprende até mais do que quem irá ler e absolver o conteúdo, já que pra explicar vc precisa primeiro aprender, pra não sair falando bullshit;
- Adicionar aos montes recrutadores de empresas que fazem sentido pra você. Por exemplo: vamos dizer que você mora em SP/capital, e próximo as empresas X, Y e Z, você pode procurar os recrutadores destas empresas no LinkedIN (a busca deles é quase tão boa quanto deste site) e adicioná-los como amigo.
Entendo que muitos não são muito da parte social da coisa, eu mesmo não gosto muito do seromano, e o LinkedIN aos poucos está virando um Facebook, mas pra fins estritamente profissionais acho muito válido criar esse networking.
Acho que é isso, se você quer mesmo entrar na área corre atrás, as vezes o único limitante pra você evoluir é você mesmo.
Acredito que o @ThiagoDV já citou nos chats ou nos posts muita coisa que escrevi acima mas fica o incentivo pra quem quer entrar na área, e desculpa o textão, não vai virar filme infelizmente