Todos nós sabemos que a escola hoje não supre mais as necessidades que uma criança precisa ter de aprendizagem. Porem não temos escolha a não se matricula-las nas escola mais perto ou melhorzinha.
Minha duvida é se a escola é realmente tão descartável assim, pois vejo que estamos caminhando para o ensino familiar onde os pais pagam professores para ensinar o filho em casa. E nessa pandemia vi meu irmão mais novo que está no colegial ainda tendo aulas remotas e sentido falta de socializar com os colegas.
Será que hoje o maior papel da escola não seja a socialização que a criança faz? Já faz quase uma década que sai do colegial, porem possuo recordações muito boas dessa época, digo inclusive que possa ter sido a melhor parte da minha vida, porem na época a gente nunca sabe disso. Depois que vem a vida a adulta é só responsabilidade e a diversão e socialização vai ficando em segundo plano.
Desde sempre vejo pais cobrando muito dos filhos para tirarem notas altas e estudarem para passar na melhor faculdade de todas. São raros os casos de que colegas que conheço onde os pais faziam esta pressão e que se tornaram bem sucedidos, a maioria ou fica rebelde na fase da faculdade ou simplesmente não atende as perspectivas dos pais.
Por outro lado meus pais nunca fizeram esta cobrança e pressão em cima de mim, o resultado é que pude escolher a carreira que iria seguir com maior tranquilidade e de acordo com meu gosto, e hoje estou muito melhor sucedido que a maioria dos meus colegas. E por outro lado também meus pais sempre fizeram questão de pagar para eu participar das excursões que ocorriam no colegial e se preocuparem em me colocar em psicólogo para lidar melhor com os bullyings e outros problemas que assolam essa parte da vida. Hoje enxergo o resultado de tudo isso como algo que me agregou muito mais do que se tivesse pais que me privassem da diversão e apenas cobrassem o bom desempenho nas notas. E principalmente toda socialização que tive durante o colegial achei muito importante, o que hoje na pandemia muitas crianças estão se privando do que considero o papel mais importante da escola. O que vcs acham?