Estou passando por um momento muito especial na empresa em que trabalho e lembrei do meu
frustrante primeiro estágio (2007).
Um fluxo comum é programador -> analista. Em resumo, primeiro você aprende a programar e depois aprende os processos, vai virando mais analista.
Lá era ao contrário, analista -> programador
Me colocaram em um setor financeiro para pegar os processos de pagamentos e coisas do gênero.
Isso gerava muito problema de conciliação e jogavam para mim (pois eu conseguia analisar os banco de dados, logs, etc).
Eu fui criando alguns códigos que eu rodava e alguns casos eram eliminados automaticamente.
Aos poucos eu consegui eliminar uns 85% do meu trabalho.
Eu chegava, rodava meus programas e não tinha muito o que fazer mais. Eu era estagiário e fui conversar todo feliz com o diretor de TI sobre o que tinha feito.
Ele nem olhou o que eu tinha feito e disse que não dava, que tinha que ser manual, e eu nem lembro mais o que. A sensação era de pura frustração...
Mas todo dia eu chegava, rodava minha automação e não tinha muito o que fazer o resto do dia. Lembro ainda de levar bronca porque ficava muito na internet.
Então mudei de empresa/área e minha carreira decolou muito rápido.
Aprendi mais com isso do que se ele tivesse simplesmente aceitado.
Hoje sempre que me vejo resistente a algo já lembro desse episódio: será que eu não estou sendo o "Diretor de TI"? Será que não estou do outro lado hoje?