Dia desses lembrei de um choque de realidade que a vida me deu no início do ano e que serviu pra me mostrar que só economizar nunca é suficiente para atingir um nível confortável de tranquilidade financeira e #PAS.
Como já falei em tópicos recentes, vivi uma época de vacas magras por alguns anos que me impediram de aportar por todo esse tempo. E apesar de estar em época de vacas magras, sempre evitei contar centavos e tentei me desenvolver para mudar essa realidade com mais entrada de dinheiro. Mas enquanto essa entrada maior de grana não vinha, sempre que vinha uma graninha extra de um décimo terceiro da vida eu tentava engordar a RE porque era só isso que dava pra guardar mesmo.
Até que no final do ano passado recebi essa grana extra de décimo terceiro esperada mais adicional de férias no trabalho e não viajei para nenhum local mais afastado por estar meio apertado. E com essa grana extra eu chegava perto de completar o que eu esperava ter de RE para voltar a investir no início do ano caso viesse alguma grana extra.
Então no início do ano resolvi fazer uma revisão no carro para ao menos passar um final de semana em alguma pousada de praia. Pouco antes da revisão o ar-condicionado deu um problema. Não gelava mais nada. E quem mora no Nordeste sabe que andar de carro sem ar-condicionado é uma grande prova de resistência.
Fui ajeitar o carro e aproveitar para fazer a revisão.
O problema no ar-condicionado era pior do que eu pensava. E o carro precisava de umas trocas de peças também.
Resultado: toda a grana que veio a mais no fim do ano e eu guardei na RE foi embora com revisão de carro.
E esse tipo de situação não foi única. Já aconteceu outras vezes de eu voltar a ter esperanças em voltar a aportar com pouca grana sobrando no fim do mês e vir uma situação dessas me mostrar que só economizar ia ser só uma corrida de gato e rato.
Então pra quem se encontra em situação parecida com a qual eu me encontrava nessa época, tente a todo custo aumentar a entrada de dinheiro. Desenvolva-se, crie novas habilidades, diversifique as entradas...
A não ser que você tenha um estilo de vida nababesco que não condiz com sua situação financeira, só cortar gastos vai ser sempre uma corrida de gato e rato.