Graça era uma vizinha minha desde um sempre que, no passado, durou praticamente do meu nascimento até meus dezesseis anos, mas que ainda vive forte na memória como um grande exemplo de bondade.
Ela tinha uma filha com alguns problemas sérios de saúde e era uma mãe extremamente atenciosa, dedicada aos seus cuidados.
Autônoma, vivia batalhando para conseguir sustentar a casa, que mantinha sem auxílio de um companheiro. Era somente ela, a filha e um carinhoso poodle chamado Toy.
O pet poderia se chamar Joy, porque aquela aquela casa, apesar das dificuldades, tinha uma atmosfera otimista e alegre. Era um verdadeiro lar.
Graça também cuidava de um sobrinho, que sofria de uma grave síndrome que o tornava completamente dependente de outro alguém. Era como se fosse outro filho dela.
Certo dia eu quebrei a perna jogando bola - numa travada se foi o meu fêmur - e eu fiquei numa cama, com gesso até a cintura, por uns dois meses. Graça sempre esteve lá, ajudando minha mãe a cuidar de mim.
O que me encanta até hoje é que ela investia o seu mais valioso bem, o tempo, cuidando dos outros. Não reclamava e era uma companhia agradável de estar ao lado.
Por isso faço da lembrança de Graça a minha singela mensagem de natal e de ano novo para a comunidade. Que ela possa servir de exemplo a quem podemos tentar seguir em um 2021 cheio de solidariedade de nossa parte, para quem precisar contar com a nossa inteira e despretensiosa atenção.
Feliz natal, feliz ano novo.
Obrigado, comunidade.