Final de ano chegando e depois do recado do @Bastter e de mais um membro da bastter.com, venho compartilhar o ocorrido comigo com relação à bebida e direção.
Talvez possam tirar vários aprendizados com meu erro. Ao final, colocarei os que eu tirei.
Num determinado dia desse mês, em torno das 18h, bebi duas longnecks e fiquei curtindo um show de num lugar aberto. Até às 22h fiquei só tomando água, após essas duas cervejas. Entrei no carro e estava voltando pra casa sem acelerar, sem passar limite de velocidade, aquela velha história de quem bebe e dirige...
Numa determinada curva, a polícia estava esperando numa blitz da lei seca. Fizeram uma triagem com um bafômetro que pega apenas com o sopro/partículas suspensas no ar e me direcionaram ao próximo bafômetro o que de fato valeria para a penalidade. Me recusei a fazer pois sabia que havia bebido há 4 horas.
Fatos:- Bebi e dirigi duas vezes na vida: uma em 2015 e nesse dia;
- Sempre critiquei quem fazia isso (arrowgansa);
- Primeiro pensamento que veio na cabeça como se fosse um reflexo condicionado (jeitinho brasileiro?): o que posso fazer pra sair dessa? "foram só duas longnecks há 4 horas";
- Me senti um merda por ter decidido colocar a vida de outras pessoas em risco sem que ao menos elas pudessem se defender num eventual acidente. O dia seguinte ao ocorrido não queria sair da cama, tanto por essa decisão como por não ter assimilado o erro ainda.
Aprendizado:
- Conforme o Bastter fala, você só precisa que dê errado uma vez. Acreditem, dará;
- Sempre achei que eu NUNCA faria isso de novo (após 2015) e julgava internamente todos aqueles que bebiam e dirigiam;
- O estado emocional pode facilitar com que você tome determinadas decisões irracionais de acordo com seu próprio perfil: estava com muitos problemas no trabalho, havia me separado da minha esposa há algumas semanas e não conseguia nunca voltar às minhas atividades físicas que sempre gostei;
- NUNCA ache que você tem o controle da situação, incluindo seus pensamentos/atos. Me surpreendi quando pensei em querer dar um jeitinho pra sair dessa. Talvez seja o enraizado em nossa cultura mas em nenhuma outra situação na vida eu deixei de assumir meus atos...;
- Seja humilde. Você não está isento de erros;
- Aceita que dói menos. Errar TODOS erram. Uns cometem um erro; outros, outros erros. Mas todos erram. O que importa é sua atitude após tudo isso;
- Agradecimento por não ter ferido ninguém. Se isso tivesse acontecido, não me perdoaria para o resto da vida;
- Agora, é daqui pra frente.
Legalmente, terei suspenso o meu direito de dirigir por 12 meses e terei de pagar uma multa de R$ 3.000.
Na ideia de tirar algo positivo de algo negativo, não irei fugir da multa (óbvio), mas pagarei com desconto de 40% e farei a doação desse valor descontado.
Duas amigas já evitaram dirigir após beber depois de saberem dessa minha situação. Fiquei muito feliz por isso. Talvez tenha sido uma família a menos chorando...
Pois bem, deixo a célebre frase que todos já devem conhecer e torço para que todos sejam sábios, ou no mínimo, inteligentes.
"O burro nunca aprende, o inteligente aprende com seus próprios erros e o sábio aprende com o erro dos outros".
Um abraço à comunidade bastter.com e rogo para que aprendam com meu erro.
Boas festas de fim de ano sem bebida e direção!