Não sei se o pessoal daqui acompanha, mas um dos jornalistas esportivos mais importantes do país acaba de sair da sua emissora de televisão.
A história é a seguinte:
Como muitos aqui sabem pelo mural das stocks, a Disney (DIS), dona dos canais ESPN, comprou a parte de entretenimento e esportes da FOX. Com isso, adquiriu no pacote as operações da FOX Sports no Brasil.
O CADE mandou vender a FOX Sports, mas não apareceu comprador. Daí, o CADE liberou, e começou o processo de fusão dos canais ESPN e FOX Sports.
Nessa fusão, a Disney resolveu rever o contrato de todo mundo, e pediu exclusividade: quem fosse ficar teria que abrir mão de todos os projetos paralelos, ficar só no canal de TV e nos veículos próprios do Mickey.
Chegou a vez do Mauro Cézar Pereira (tem que goste e tem quem odeie, rs).
Aos 57 anos e dono de um canal no Youtube com quase 550 mil inscritos e diversos patrocinadores, blog no portal do UOL, podcast no UOL, escrevendo pra dois jornais diferentes (Estadão e Gazeta do Povo), professor de curso de jornalismo esportivo, além de ações específicas em redes sONciais, pôde simplesmente dizer NÃO pra inflexibilidade do patrão.
Quem acompanha a ESPN sabe que o Mauro Cézar sair de lá era algo completamente inimaginável uns anos atrás. Mesmo quem odeia o cara tem que admitir, ele era a alma da principal mesa redonda do jornalismo esportivo brasileiro e o principal comentarista do maior produto da emissora (Campeonato Inglês).
A diversificação de renda dele possibilitou não se sujeitar à exigência inflexível do patrão - o mesmo não aconteceu com outros profissionais, que tiveram que se desfazer de seus canais e projetos paralelos quando os chefões bateram o pé.
Imagine o sentimento de independência e liberdade que ele teve ao poder tomar essa decisão. O bem que isso não deve fazer pra alma. E o sentimento de frustração de quem teve de ceder e entregar a vida profissional nas mãos da empresa.
Ele é bem claro ao falar da questão da diversificação nesse vídeo dele (começa aos 8m48s, e depois novamente aos 11m43):