Pare de Reclamar e se Concentre nas Coisas Boas. Se você não gosta de alguma coisa, mude-a. Se você não pode mudá-la, mude sua atitude
Lutar conscientemente para reformatar o seu disco rígido mental não é uma coisa fácil.
É preciso criar um sistema de monitoramento das reclamações, críticas e fofocas.
É importante se concentrar naquilo que queremos em nossas vidas, em vez de dar atenção ao que não queremos. Reclamar é se concentrar no que NÃO queremos, é falar sobre o que está errado.
E tudo aquilo em que concentramos nossa atenção se expande.
Nossos pensamentos criam nossa vida e nossas palavras revelam o que pensamos.
O mais alto estágio da cultura moral é quando reconhecemos que precisamos controlar nossos pensamentos.
Há duas coisas sobre as quais a maioria das pessoas concorda: (1) Há reclamação demais no mundo. (2) o mundo não é do jeito que gostaríamos que fosse. Existe uma correlação entre essas duas percepções. Nós nos concentramos no que está errado, em vez de dar atenção à nossa visão sobre o que é um mundo feliz, saudável e harmonioso.
As quatro etapas para se chegar à competência ( Na habilidade de NÃO RECLAMAR) são:
Incompetência inconsciente = Reclama sem perceber
Incompetência Consciente = Percebe que reclama
Competência Consciente = Percebe que não reclama
Competência Inconsciente =
Não reclama sem perceber .
Muita gente parece viver à procura de motivos para se queixar. Se você reclamar, vai ter sempre mais do que reclamar.
É a lei da atração em funcionamento.
A queixa deve acontecer raramente; críticas e fofocas, nunca. Se formos honestos com nós mesmos, os acontecimentos da vida que provocam reclamação legítima ( expressão do pesar, da dor ou do descontentamento) serão extremamente raros. A maior parte das reclamações que fazemos é apenas “poluição sonora”, prejudicial à nossa felicidade e bem-estar.
As coisas não são
tão terríveis a ponto de justificar pesar, dor ou descontentamento. Mesmo assim, a reclamação virou rotina
A partir de agora, sempre que estiver tentando reclamar, pergunte a si mesmo se o que está acontecendo é mesmo tão ruim.
Nada que realmente vale a pena é fácil. Simples? Sim.
Mas fácil não faz parte do jogo quando se trata de se tornar bem-sucedido. ( Na habilidade de não reclamar)Quando reclama, você emprega o incrível poder da sua mente para
procurar coisas que não quer e acaba as atraindo.
O universo não liga se você usar o poder dos pensamentos que impregnam suas palavras para atrair amor, saúde, felicidade, abundância e paz – ou para atrair dor, sofrimento, miséria, solidão e pobreza.
De todas as profecias autorrealizáveis de nossa cultura, presumir que a velhice significa declínio e saúde precária é talvez a mais mortal. O psicólogo Robin Kowaslki escreveu que muitas reclamações envolvem uma tentativa de se despertar determinadas reações dos outros, como
simpatia e aprovação.
Os médicos estimam que dois terços de seu tempo é gasto com o tratamento de pacientes cujas doenças tem origem psicológicas.
O que a mente acreditar, o corpo vai manifestar
Mais uma vez imagine a reclamação como se fosse uma droga. Muitos de nós já passamos por situações em que outras pessoas estavam bebendo excessivamente, fumando ou usando drogas. Se um integrante do grupo não quer fazer a mesma coisa, o restante se sente ameaçado. Minha teoria sobre esse fenômeno é que os adeptos de comportamentos destrutivos sabem que não estão fazendo escolhas saudáveis. Isso é gritante quando são comparados a alguém que não partilha das suas escolhas. É desconfortável conviver com quem reclama mais ou menos do que nós.
Nossas vibrações são diferentes e pessoas com níveis diferentes de energia se repelem.Somos todos seres de energia, e energia que não vibra na mesma frequência não consegue entrar em harmonia. Os pensamentos também são energia. Você atrai aquilo que entra em harmonia com seu padrão de pensamento e repele o que não se harmoniza.
Agora uma informação para refletir a respeito. Você não perceberia os defeitos dos outros se também não os possuísse. As pessoas que dizem viver cercadas de “reclamões” tendem a se queixar com frequência. Do mesmo modo,
as características das pessoas a sua volta que o perturbam são justamente aquelas que você compartilha mas de que não tem consciência. Perceber os defeitos dos outros é uma das formas que o universo tem de convidá-lo a reconhecer o problema em si mesmo.
A literatura especifica na recuperação de alcoólatras e viciados em drogas afirma: “Nossa doença é progressiva”. A mesma coisa acontece com a reclamação. Na próxima vez que estiver batendo papo com um grupo de pessoas, repare quando alguém começar a reclamar.
A queixa se transforma num esporte competitivo à medida que cada um tenta superar o outro.
Não se envolva quando ouvir os outros se queixarem. As pessoas o estão enredando, e você as está enredando também. Quanto estiver em um grupo e a conversa descambar para a negatividade, fique na sua e observe.
Não tente mudar ninguém. Se perguntarem por que você não está reclamando, diga que esta “em treinamento” para se tornar uma pessoa “sem reclamações”.
Sucesso é avançar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.
O estágio de Incompetência Consciente é aquele em que você passa a perceber o teor do que diz e, mais importante ainda, a
energia impregnada nas suas palavras.
É uma reclamação quando você quer que a pessoa ou a situação mudem
. Se você quer que as coisas sejam de outra forma, é uma queixa, e não a descrição de um fato.
Sociólogos e psicólogos tem teorias que explicam que também reclamamos para parecer mais críticos. Por exemplo, mesmo que a cozinha de um determinado restaurante seja excelente, uma pessoa pode se queixar de que não está à altura de seus padrões de exigência. Mais uma vez. Reclamar é uma forma de se gabar.
Quando você resmunga e reclama do que acontece, acaba colhendo mais problemas.
O estágio de Competência Consciente é de hipersensibilidade.
Você começa a ter consciência de tudo o que está dizendo. Quando tagarelamos, não parecemos inteligentes.
Uma das maneiras de saber que encontramos uma pessoa especial é o tempo que podemos ficar com ela sem precisar dizer nada.
Quando algo de errado acontece e você exclama. “ Tinha que ser assim”, está emitindo a mensagem de que está propenso a coisas ruins.
O universo ouve e manda mais.
A mente é o seu próprio lugar e dentro dela pode transformar o Paraíso em Inferno e o Inferno em Paraíso.
Ao reclamar, estamos dizendo “Alguma coisa está errada”. Quando reclamamos com frequência
, vivemos nesse estado de “alguma coisa está errada” e aumentamos o nível de estresse em nossa vida.
Reclamar não deve ser confundido com informar alguém de uma falha ou de uma deficiência para que elas possam ser sanadas.
Você apresenta um padrão de fala que demonstra o que você pensa, e ele
cria a sua realidade cotidiana. O oposto da reclamação é a gratidão
Você é uma onda no grande oceano da humanidade que ressoa pelo mundo inteiro.
Extraído do livro: Pare de Reclamar e concentre-se nas coisas boas de Will Bowen