Semana passada precisava remapear os atalhos de um pointer (utilizado para apresentações). Ao fazer uma pesquisa no Google, me deparei com o software
AutoHotkey.
Esse software já foi comentado aqui em uns dois tópicos, mas de forma bem vaga. Gostaria então de deixar aqui minha sugestão.
O AutoHotkey é um software open-source que permite ao usuário a criação de diversas macros, atalhos no teclado para iniciar rotinas, dentre outras coisas.

Ao fazer o download do aplicativo, instalá-lo e executá-lo, você perceberá que "nada de mais" acontecerá.
Isso porque ele roda baseado em scripts, que nada mais são do que arquivos criados no bloco de notas renomeados com a extensão
.ahk.
Sendo assim, é necessário entender um pouco de programação, mas pode ser que para o seu uso e baixa complexidade de tarefas, você encontre milhares de exemplos similares na internet.
Eu mesmo entendo muito pouco de programação e já consegui criar algumas rotinas simples.
Consegui editar os botões do pointer, conforme eu precisava.
Criei alguns atalhos para abrir algumas pastas que uso a todo momento no meu trabalho, e que estão em diretórios longos no servidor.
Defini alguns atalhos para abrir determinados programas / páginas da web.
E estou tentando automatizar mais algumas tarefas simples, mas repetitivas.
Gostaria de saber da comunidade se utilizam esse software, e em caso positivo, para quê o utilizam (executar programas, "escrever" mensagens padrões etc.)
Dessa forma podemos divulgar o programa para quem não conhece, e incentivar a criatividade daqueles que já utilizam.
OBS: Com o pouco que utilizo hoje, isso com toda certeza não vai me deixar absurdamente mais produtivo na frente do computador. Mas esses hábitos de procurar coisas novas, ficar pensando em como melhorar algumas atividades etc que nos fazem mais criativos!